SENAI apresenta sensor que aumenta a sensibilidade para antígenos e anticorpos da Covid

Solução foi desenvolvida em parceria com a Hilab e une eletroquímica e imunocromatografia para quantificação de biomoléculas de identificação da Covid-19. Teste identifica antígenos ou anticorpos circulantes mesmo que estejam em menor número

Desenvolver um teste mais acessível à população, de produção nacional, com resultado rápido e maior sensibilidade. Esses foram os objetivos do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) ao desenvolver uma nova solução para a empresa paranaense Hilab, healthtech que hoje faz exames laboratoriais remotos, como o teste que detecta antígeno e anticorpos que identifica a infecção pela Covid-19, já em uso no mercado desde o início da pandemia

“Em parceria com a Hilab, o ISI-EQ desenvolveu sensores eletroquímicos acoplados à imunocromatografia, que identificam com maior sensibilidade e de forma quantitativa o antígeno e anticorpos contra a SARS-CoV-2, presentes na amostra no momento da realização do teste.” explica Camila Rizzardi Peverari, pesquisadora do ISI-EQ.

O teste identifica antígenos ou anticorpos circulantes mesmo que estejam em menor número do que é possível com os exames disponíveis atualmente. “É possível identificar nas amostras quantidades de anticorpos IgM e IgG para SARS-CoV-2 oito vezes menores em comparação ao método colorimétrico e, para a detecção de antígeno, quantidades em torno de 60 vezes menores em comparação ao método colorimétrico”, conta a especialista.

Outro benefício do teste é que utiliza menos insumos biológicos e grande parte da produção é nacional.

“Será possível garantir que a produção seja praticamente toda brasileira, assegurando o controle de qualidade na maior parte do processo de construção do teste”, afirma.

A rápida resposta do exame é fundamental também como estratégia de contenção do vírus. O Hilab, “o menor laboratório do mundo”, de mesmo nome da empresa, é um equipamento portátil que poderá se conectar com essa nova opção. Ele é capaz de fazer a leitura do resultado da amostra coletada, transmiti-lo instantaneamente via Internet das Coisas para a equipe de profissionais do laboratório central que, com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial próprios, em alguns minutos, emitem o laudo que chega ao paciente via SMS ou e-mail.

A solução foi desenvolvida pelo ISI-EQ durante 14 meses e transferida para a Hilab. Por enquanto, foram realizados testes em amostras simuladas. Dentro do mesmo projeto foram produzidos exames do tipo sorológico para a empresa. A previsão inicial era de produzir 400 mil testes em 3 meses, no entanto, foram produzidos cerca de 1 milhão de testes nesse período.

A parceria começou em março de 2020, quando o projeto com a Hilab foi aprovado pela chamada especial do Edital de Inovação para Indústria do Senai no Paraná, categoria Missão Contra Covid-19. O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica participou do projeto com pesquisadores e especialistas, disponibilizando infraestrutura e apoio financeiro, implementando mais tecnologias para aprimorar o teste com metodologias de pesquisa próprias. No ISI-EQ, o projeto de desenvolvimento do sensor eletroquímico acoplado à imunocromatografia foi desenvolvido pelas pesquisadoras doutora Camila dos Anjos Proença, mestre Emmanuelle Alves Carneiro, a engenheira Keyla Kaori Kuniyoshi e a doutora Sze Mei Lo.

origem: https://inforchannel.com.br/2021/08/28/senai-apresenta-sensor-que-aumenta-a-sensibilidade-para-antigenos-e-anticorpos-da-covid/Link Origem

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.