Cientistas identificam novo anticorpo para COVID-19 e variantes

Listen to this article

Uma colaboração de pesquisa entre cientistas da Duke University e da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill identificou e testou um anticorpo que limita a gravidade das infecções de uma variedade de coronavírus, incluindo aqueles que causam COVID-19, bem como a doença original do SARS.

O anticorpo foi identificado por uma equipe do Duke Human Vaccine Institute (DHVI) e testado em modelos animais no UNC-Chapel Hill. Pesquisadores publicaram suas descobertas em 2 de novembro na revista Science Translational Medicine.

“Este anticorpo tem o potencial de ser terapêutico para a epidemia atual”, disse o coautor sênior Barton Haynes, M.D., diretor da DHVI. “Também pode estar disponível para surtos futuros, se ou quando outros coronavírus saltarem de seus hospedeiros animais naturais para humanos.”

Haynes e colegas da DHVI isolaram o anticorpo analisando o sangue de um paciente infectado pelo vírus SARS-CoV-1 original, que causou o surto de SARS no início dos anos 2000, e de um paciente COVID-19 atual.

Eles identificaram mais de 1.700 anticorpos, que o sistema imunológico produz para ligar em locais específicos em vírus específicos para bloquear o patógeno de células infecciosas.

Dos 1.700 anticorpos dos dois indivíduos, os pesquisadores de Duke encontraram 50 anticorpos que tinham a capacidade de se ligar tanto ao vírus SARS-CoV-1 quanto ao SARS-CoV-2, que causa COVID-19.

Análises posteriores descobriram que um desses  transfronteiriços era especialmente potente — capaz de se ligar a uma infinidade de coronavírus animais, além dos dois patógenos que infectam o ser humano.

“Este anticorpo se liga ao coronavírus em um local que é conservado em inúmeras mutações e variações”, disse Haynes. “Como resultado, pode neutralizar uma ampla gama de coronavírus.”

Quando dado após infecções, o anticorpo reduziu sintomas pulmonares graves em comparação com animais que não foram tratados com o anticorpo.

“A atividade terapêutica mesmo depois que os camundongos foram infectados sugere que este poderia ser um tratamento implantado na pandemia atual, mas também armazenado para evitar a propagação de um futuro surto ou epidemia com um vírus relacionado ao SARS”, disse David Martinez, Ph.D., pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Epidemiologia da Escola Gillings da UNC.

“Esse anticorpo pode ser aproveitado para evitar talvez SARS-CoV-3 ou SARS-CoV-4”, disse Martinez.

origem: Cientistas identificam novo anticorpo para COVID-19 e variantes (medicalxpress.com)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.