Justiça de SP proíbe uso de câmeras de reconhecimento facial em painel do Metrô

Listen to this article

A Justiça de São Paulo determinou na última sexta-feira (14) que a ViaQuatro, concessionária que administra a linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, pare de usar sensores que fazem o reconhecimento facial dos passageiros nas plataformas. Cabe recurso.

A concessionário foi processada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Desde abril deste ano, os painéis instalados nas plataformas de embarque e desembarque das estações do Metrô exibiam publicidade e registravam por uma câmera a reação dos passageiros que paravam em frente.

A decisão liminar (provisória) desta sexta-feira, da juíza Adriana Cardoso dos Reis, da 37ª Vara Cível de São Paulo, determina o prazo de 48 horas para o desligamento dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

A ViaQuatro informou por meio de nota que “a legalidade do sistema será comprovada em juízo” (leia abaixo a íntegra da nota).

Na decisão, a juíza afirma que “não está clara a exata finalidade da captação das imagens e a forma como os dados são tratados pela parte ré”. Para a magistrada, isso “deveria ser objeto de ostensiva informação aos passageiros, inclusive diante da natureza pública do serviço prestado”.

Origem: Recista Segurança Eletrônica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.