Covid: Ministério da Saúde autoriza remédio da Pfizer no SUS

Listen to this article

O Ministério da Saúde aprovou, na última sexta-feira (6), o uso do primeiro remédio para casos leves e moderados da covid-19. Desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Pfizer, o antiviral Paxlovid deve chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS) em até 180 dias.

A pílula da Pfizer é composta por dois antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir. No Brasil, a fórmula contra a covid-19 foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de março. Além disso, é usada em mais de 10 outros países.

“Esse é o primeiro tratamento incluído no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19 e alto risco de complicações”, explica o Ministério da Saúde, em comunicado.

Através dos estudos clínicos — com voluntários humanos —, foi possível observar que a medicação ajuda a reduzir a evolução da doença para quadros graves. Dessa forma, a Saúde informa que “o medicamento será ofertado para pacientes adultos imunocomprometidos ou com idade igual ou superior a 65 anos”.

Além disso, o tratamento só poderá ser utilizado em caso de teste positivo para covid-19 e em até cinco dias após início dos sintomas.

“A Pasta tem 180 dias após publicação da incorporação para disponibilizar a tecnologia na rede pública”, comenta a Saúde.

O remédio Paxlovid é composto pela junção de dois antivirais. Na fórmula, o nirmatrelvir é conhecido por inibir uma importante enzima do SARS-CoV-2 e, com isso, impede que o vírus se prolifere. Agora, o ritonavir evita a ação de uma enzima que degrada o nirmatrelvir. Isso ajuda o nirmatrelvir a permanecer por mais tempo na corrente sanguínea, o que potencializa a sua ação.

origem: Covid: Ministério da Saúde autoriza remédio da Pfizer no SUS; saiba quando chega – Canaltech

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.