Butantan suspende produção da CoronaVac

Listen to this article

Instituto Butantan anunciou que interrompeu a fabricação de novas doses da primeira vacina contra a Covid-19 aplicada no Brasil, a CoronaVac.

De acordo com a instituto, a produção da vacina foi paralisada em outubro do ano passado e, sem novos pedidos, na existe previsão para retomar a fabricação do imunizante. Ao todo, foram mais de 110 milhões de doses entregues pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde desde a aprovação para uso emergencial no país, em janeiro de 2021.

Inclusive, PfizerAstraZeneca e Janssen, os outros três imunizantes aplicados no Brasil, já possuem registro definitivo da Anvisa, algo que a CoronaVac ainda não possui.

Isto é bastante relevante porque em abril, o Ministério da Saúde anunciou o fim da emergência sanitária causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil. Então, sem a emergência sanitária, o uso de vacinas apenas com uso emergencial é suspenso em adultos, o que fez com que a CoronaVac ficasse restrita a crianças e adolescentes. O imunizante precisa obter o registro definitivo, ou não poderá mais ser aplicado no Brasil após vencer o prazo de um ano.

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga falou sobre a utilidade da CoronaVac para a campanha nacional de vacinação, mas que a falta de registro definitivo impede a compra de novas doses. “Como na população brasileira mais de 70% tem o esquema vacinal primário, o emprego da CoronaVac como [dose de] reforço não tem comprovação científica,” disse ele em entrevista ao UOL. “Ela é utilizada hoje para imunização de crianças de 5 a 11 anos e para adolescentes, com forma de registro emergencial”.

origem: Butantan suspende produção da CoronaVac; entenda (olhardigital.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.