Quatro dicas básicas para manter dispositivos eletrônicos seguros e longe de ser alvo de ataques de hackers

Listen to this article

Câmeras de videomonitoramento e babás eletrônicas conectadas à internet podem apresentar riscos de segurança se não forem configuradas de forma correta

A segurança e a privacidade de dados sempre foi uma das maiores preocupações de toda a sociedade, seja no âmbito empresarial ou residencial. Nos últimos anos, as inovações tecnológicas e a facilidade de acesso a esses sistemas têm levado muitos usuários comuns adquirem tecnologias para garantir a segurança de seus familiares.

Hoje em dia, alarmes, câmeras de videomonitoramento e outros dispositivos de segurança estão por todos os lados e já fazem parte da rotina de qualquer cidadão, sendo empregadas nas mais variadas situações do dia a dia a fim de garantirem a integridade física e patrimonial. Em época de férias, por exemplo, esses equipamentos são muito utilizados para monitorar à distância, via celular, residências durante o período de viagem.  O que ninguém imagina é que qualquer dispositivo eletrônico que esteja conectado à internet pode ser alvo de ataques de hackers.

Para que o uso desses equipamentos cumpra o seu verdadeiro papel e não tragam transtornos à vida das pessoas, o especialista da Cipher listou alguns cuidados básicos para manter esses dispositivos seguros e longe de invasões de cibercriminosos.

Recursos de segurança –Antes de adquirir qualquer aparelho, procure entender quais tipos de recursos de segurança existem nos equipamentos, as vantagens, desvantagens e riscos associados à sua necessidade específica.

Pesquisar equipamento – Procure na internet o nome do equipamento desejado, combinado com a palavra “vulnerabilidade”. Isso lhe dará uma ideia se existem riscos sobre o produto/marca de modo público, além de ajudar a escolher com mais segurança o aparelho desejado.

Troque a senha –Após comprar um equipamento novo, qualquer que seja, a primeira medida depois da instalação seria a troca da senha de acesso e de configuração dos equipamentos. Isso porque, as senhas e logins de muitos aparelhos costumam chegar com uma palavra-chave padrão.

Atualização de equipamentos –Procure atualizar seus equipamentos com frequência, visto que, hackers procuram vulnerabilidades em softwares. Desta forma, quando chegar uma atualização, isso pode estar ligado a correções de segurança de um sistema. Mas caso o aparelho do usuário necessite conhecimento técnico, procure ajuda de um especialista de segurança eletrônica.

origem: Diário de Petrópolis

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.