Cibercrime: conheça os ataques mais comuns no país durante a pandemia

Listen to this article

Cibercrime: conheça os ataques mais comuns no país durante a pandemia

Em entrevista ao Olhar Digital, analista de segurança da Kaspersky revela que adesão massiva ao home office e maior uso de celulares no período dispararam ciberataques relacionados à atual realidade

O cenário da pandemia do novo coronavírus permitiu aos cibercriminosos intensificar a disseminação de ameaças pela internet e atingir ainda mais vítimas no mundo todo. No Brasil, não é diferente, e os hackers estão se utilizando do tema Covid-19 para enganar os usuários.

Em entrevista ao Olhar Digital, Fabio Assolini, analista sênior de Segurança da Kaspersky no Brasil, revelou quais são os ciberataques mais comuns no país usando a temática – sendo que houve um boom de ataques em março, retornando aos volumes considerados normais a partir de maio.

Alguns ciberataques específicos relacionados à atual realidade aumentaram, tais como ataques de phishing pelo celular, visto que as pessoas estão usando o aparelho muito mais na quarentena. Consequentemente, o criminoso sabe disso e se aproveita.

“As promessas dos cibercriminosos são as mais variadas. Desde a oferta gratuita de máscaras, álcool gel e cestas básicas, até o acesso antecipado aos benefícios oferecidos pelo governo”, afirmou Assolini.

ReproduçãoFabio Assolini, analista sênior de Segurança da Kaspersky no Brasil. Foto: Divulgação

Outros ataques que aumentaram, segundo ele, foram os financeiros. O acesso ao internet banking também cresceu consideravelmente por conta de compras e pagamentos de contas online, o que impulsionou mais trojans bancários

Um exemplo foi a campanha maliciosa usando o nome de uma farmácia, que enviava uma fatura de compra de álcool gel no valor de R$ 3.877,76. Caso a vítima clicasse para visualizar a cobrança, seria infectada com uma trojan bancário, dando acesso remoto da máquina invadida aos criminosos.

Home office facilita ciberataques

A adesão massiva ao home office também fez disparar os ataques do tipo ransomware voltado contra empresas durante a pandemia. “O computador usado por profissionais remotamente muitas vezes é o de uso pessoal e não o da empresa, e a máquina não está totalmente protegida”, destacou.

O principal golpe, que já vitimou diversas empresas brasileiras, é o de dupla extorsão. Os cibercriminosos invadem os sistemas, sequestram os dados e pedem para a empresa pagar dois resgates: para decifrar os arquivos e para que os dados não sejam publicados.

Como se proteger?

No caso de empresas, a adoção de hábitos básicos podem protegê-las contra ciberameaças, como a criação de senhas fortes, atualizações imediatas e frequentes de software e uma solução corporativa de segurança de qualidade.

Além disso, é altamente recomendável oferecer treinamentos de conscientização em cibersegurança para que os  funcionários possam identificar os riscos e trabalhar com segurança, seja em casa ou no escritório.

Para os usuários em geral, principalmente de smartphones, o analista de segurança da Kaspersky dá as seguintes recomendações básicas e essenciais:

  • Ter um bom antivírus é fundamental; ele vai impedir a instalação de um app malicioso, ataques de phishing por whatsapp, messenger, e-mail, etc.

  • Recursos de segurança nativos do sistema operacional do celular: para Android, é recomendável checar a opção de não instalar aplicativos de fontes não confiáveis, já no iOS, não faça o jailbreak, que remove muitos recursos de segurança do dispositivo.

  • Garanta que o aparelho esteja sempre bloqueado com senha.

  • Realize atualizações e backups de dados frequentemente.

origem: Olhar Digital 

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.