Internet deve ser supervisionada por órgão equivalente à OMC

Listen to this article

A internet precisa de um organismo internacional no estilo da OMC (Organização Mundial do Comércio) para protegê-la e expandi-la como um dos recursos compartilhados incomparáveis do mundo: Uma infraestrutura de comunicações aberta, gratuita, segura e confiável.

Esta é a conclusão de um relatório elaborado por uma equipe coordenada por especialistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O relatório foi apresentado durante um evento ao qual compareceram representantes de empresas como Google, Facebook, Huawei e Alibaba, além de autoridades da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, UIT e OCDE.

O relatório argumenta que, assim como os recursos das infraestruturas de comunicação estão sendo amplificados pela inteligência artificial e outras tecnologias, estamos nos tornando mais conscientes dos riscos de ataques, diretos ou fragmentados, e da ameaça de perda de confiabilidade nas aplicações.

Isso inclui todo o sistema global de comunicações – internet, celulares e internet das coisas -, que permite uma comunicação quase universal e suporta quase todos os aspectos da economia moderna.

“O mundo enfrenta uma série de questões complexas envolvendo dados e comunicações que vão além de acordos nacionais ou bilaterais. Eles potencialmente ameaçam o comércio livre e aberto, a comunicação fácil e confiável, os fluxos de dados e a conectividade,” destacou o professor Peter Williamson, um dos autores do relatório.

Observatório Global de Comunicações

Uma das recomendações mais importantes do relatório é que o primeiro passo rumo à criação de um equivalente da OMC para fluxos de dados seria a criação de um Observatório Global de Comunicações (OGC).

origem: Inovação Tecnológica

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.