Ransomware: suspeitos de ciberataques em 71 países são presos

Listen to this article

A Europol anunciou na última sexta-feira (29) a prisão de 12 pessoas suspeitas de integrarem organizações de crimes cibernéticos responsáveis por ataques em 71 países. As campanhas maliciosas lideradas por esses grupos podem ter afetado mais de 1,8 mil vítimas desde 2019, principalmente grandes corporações.

Em uma operação que envolveu autoridades de oito países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos, os suspeitos foram detidos na Ucrânia e na Suíça. A entidade policial europeia informou ter apreendido também US$ 52 mil em espécie durante a ação, além de cinco carros de luxo e dispositivos eletrônicos.

De acordo com a Europol, cada um dos presos tinha papéis diferentes nos grupos de cibercriminosos dos quais participavam. Enquanto alguns eram responsáveis pela invasão às redes de TI, usando e-mails de phishing, credenciais roubadas e outras técnicas, os demais faziam a implantação dos malwares no sistema.

Também há alguns responsáveis pela lavagem dos pagamentos dos resgates dos arquivos criptografados pelas organizações. Eles usavam serviços de mistura de bitcoins antes de distribuir os ganhos ilícitos, como forma de dificultar o rastreamento do dinheiro digital.

Os indivíduos detidos nesta operação eram conhecidos por usar várias famílias de ransomware, como MegaCortex, LockerGoga e Dharma, além do malware Trickbot e de ferramentas de pós-exploração. Com tais recursos, eles conseguiam passar até meses infiltrados nas redes, sem qualquer detecção.

origem: Ransomware: suspeitos de ciberataques em 71 países são presos – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.