Empresa de segurança digital alerta para dois golpes em alta via Pix

Listen to this article

Golpes utilizam o QR Code do Pix devido a instantaneidade da transferência;

Em dúvidas é sempre bom entrar em contato com a empresa através de canais oficiais

Não se deve esquecer de conferir os dados antes de realizar uma transferência.

A Kaspersky, empresa de cibersegurança, emitiu um aviso sobre dois golpes que usam o pagamento via QR Code do Pix que estão em alta no momento.

O primeiro é bastante comum no início do ano, o golpe da fatura falsa.

Os criminosos se utilizam da época de renovações de planos de assinatura de streaming ou de telefonia para enviar uma fatura para a vítima.

A novidade é a opção de pagamento via QR Code através do Pix. Pelo que a empresa afirma, essa modalidade parece ser a preferida pelos criminosos, visto que eles oferecem um desconto de 5% sob a conta caso a pessoa pague dessa forma.

“Muitos golpes acabam morrendo na praia, pois a vítima percebe a fraude e consegue cancelar a operação. Porém os métodos de pagamento digitais, e isso não é exclusividade do PIX, são instantâneos e, consequentemente, vantajosos para quem usa a tecnologia de forma maliciosa”, diz Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky no Brasil.

O segundo golpe chega como uma novidade, oferecendo um plano de streaming para assistir filmes em cartaz no cinema em casa.

De acordo com a Kaspersky, os criminosos simulam ser uma plataforma de streaming bem conhecida e, graças a uma suposta parceria com grandes redes de cinema, criaram um serviço para oferecer filmes em cartaz no conforto da casa da vítima.

A empresa de segurança ressalta a necessidade de checar a veracidade da promoção no site oficial da empresa, ou ainda entrar em contato pelos canais oficiais.

Ressalta também que não se deve utilizar os e-mails ou telefones informados nos e-mails suspeitos pois estes podem ainda ser dos estelionatários.

Também é importante confirmar os dados do destinatário da conta antes de realizar a transferência. Os criminosos costumam utilizar nomes de laranja para receber o dinheiro dos golpes. Os pagamentos legítimos mostrarão os nomes, ou razões sociais, corretos da empresa.

  • Golpes utilizam o QR Code do Pix devido a instantaneidade da transferência;
  • Em dúvidas é sempre bom entrar em contato com a empresa através de canais oficiais
  • Não se deve esquecer de conferir os dados antes de realizar uma transferência.

origem: Segurança Estratégica – Empresa de segurança digital alerta para dois golpes em alta via Pix (portaldaseguranca.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.