7 dicas para criar senhas seguras

Listen to this article

Hoje em dia, infelizmente, não é difícil ser vítima da ação de cibercriminosos na internet. De golpes em redes sociais até transferências de valores não solicitadas, a cada dia surgem novos crimes que afetam diretamente a segurança de nossos dados na rede online. E uma das formas de evitar esse tipo de problema é ter mais cuidados com as suas senhas.

Hoje o TecMundo traz uma série de dicas para criar senhas seguras e evite problemas com criminosos na internet. Confira:

1. Use caracteres especiais e letras maiúsculas

Uma das dicas mais importantes na hora de criar a sua senha é utilizar letras maiúsculas e caracteres especiais. Para quem não sabe, eles são símbolos presentes no teclado, como #, $, @, &, entre outros. A presença deles é tão importante para criar a sua palavra de segurança que alguns sites e software obrigam o usuário a utilizá-los no momento em que você cria o seu cadastro.

Com a inserção de caracteres especiais e letras maiúsculas, fica mais difícil adivinhar a sua senha, assim como também abre brechas para que você possa usar uma palavra comum, mas com uma estrutura mais complexa. Por exemplo: “Te$te#deSenh@”, “$enh@aNov@&”.

2. Evite sequências numéricas e a sua data de nascimento

Um dos maiores erros na hora de se criar uma senha é colocar uma sequência numérica simples, como “1 2 3 4 5…”, ou colocar a sua data de nascimento, com dia, mês e ano. Essa é uma das primeiras tentativas que os criminosos usam para tentar adivinhar a palavra de segurança de uma pessoa.

Sendo assim, por mais que pareça simples e fácil de gravar, evite optar por esse tipo de combinação para criar a sua palavra chave. Principalmente em bancos, onde a sua senha é composta apenas de números, sem letras ou caracteres especiais.

3. Varie o máximo que puder de uma senha para outra

Mudar a senha de um aplicativo ou site nunca é demais. Entretanto, é preciso fazer de uma maneira segura, principalmente depois de alguém ter acessado uma conta sua, ou de ter tido a palavra de segurança vazada por algum outro problema.

O recomendado é que você não mude apenas um ou outro caractere, mas sim o conjunto de letras, símbolos e números. Por exemplo, caso a sua senha anterior tenha sido “Teste1234”, jamais troque para algo como “Teste5678”. Ao invés disso, use uma outra palavra, novos números e símbolos.

4. Implementar a autenticação de dois fatores

Não basta apenas ter uma senha forte, também é preciso que você utilize outros meios de segurança para evitar o acesso indevido à sua conta. O mais popular deles é a autenticação de dois fatores. Ela funciona da seguinte forma: depois de inserir a palavra de segurança correta, um SMS, uma mensagem no WhatsApp, ou um código único, é enviado para o seu celular ou e-mail. É preciso colocar essa combinação para que então você possa concluir o acesso. Em alguns casos, também é possível usar um aplicativo com um token que gera combinações temporárias.

Com essa autenticação, mesmo que algum criminoso tenha posse de sua palavra de segurança, ainda sim ela necessita de um código. É importante lembrar que ele não deve ser enviado para ninguém, e caso você o receba sem ter solicitado, simplesmente ignore ou apague a mensagem.

5. Instalar a identificação por biometria ou Face ID

Hoje em dia, os aparelhos celulares contam com a possibilidade de usar a sua biometria para fazer a autenticação em sites e aplicativos. Com ela, você pode inserir a sua senha uma única vez e, em seguida, fazer com que o sistema memorize a palavra chave e utilize apenas a sua impressão digital para entrar num portal ou software.

Os modelos mais recentes do iPhone também contam com a tecnologia Face ID. Com ela, é possível fazer o mesmo procedimento da biometria, mas com o reconhecimento facial. O próprio sistema reconhece a sua face, mesmo com a utilização de adereços, como máscaras de proteção e óculos, e autoriza o acesso mediante essa confirmação da imagem.

6. Use um gerenciador de senhas

Outra forma de se precaver é utilizando um gerenciador de senhas. Comum nos atuais celulares, ele cria uma palavra chave forte, repleta de caracteres diferenciados e símbolos, para um determinado cadastro. Toda vez que você solicitar acesso a ele, ao invés de ter que digitar a palavra secreta, basta fazer a autenticação no smartphone, como foi apresentado no tópico acima

A utilização desse mecanismo é para ajudar a quebrar um padrão de palavra chave, o que dificulta a ação de criminosos e as suas tentativas de aproveitar uma mesma senha em contas diferentes.

7. Não compartilhe sua senha com estranhos

A última dica é óbvia, mas mesmo assim nunca é demais ressaltar: nunca envie sua senha para terceiros. Por exemplo, bancos, sites ou aplicativos, jamais pedem para que você forneça a sua palavra secreta em mensagens de texto, e-mail ou algum método parecido. Toda verificação de cadastro é feita na tela de login, onde seus dados são criptografados. O mesmo vale para ligações feitas para os números originais de bancos e outros serviços.

Esperamos que com essas dicas você fique mais atento em relação à segurança de suas contas. E vale sempre lembrar que, a qualquer problema de acesso indevido ou não autorizado, você também pode entrar em contato com a empresa que oferece o serviço para que eles possam te auxiliar, principalmente para retomar o controle de um acesso perdido por algum criminoso virtual.

origem: 7 dicas para criar senhas seguras – TecMundo

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.