Ferramentas de cibersegurança: inteligência artificial e machine learning

Listen to this article

Falar da importância do machine learning e da inteligência artificial no ambiente corporativo não chega a ser uma novidade. Pelo contrário, trata-se de ferramentas cada vez mais imprescindíveis no dia a dia de empresas e profissionais. São tecnologias que podem moldar e até mesmo transformar modelos inteiros de negócios.

A questão é que a maioria das soluções desenvolvidas com estas propostas atende funções específicas no dia a dia do trabalho, como automação de processos e velocidade na análise de dados digitais. É possível fazer muito mais com o aprendizado de máquina e IA, inclusive reforçar a estratégia de segurança cibernética da organização. São recursos poderosos contra ações de hackers.

Qual a importância da cibersegurança para as empresas?

Proteger informações e dados corporativos se tornou uma das principais preocupações de gestores e líderes atualmente. O avanço da transformação digital nos últimos anos trouxe diversos benefícios, não há dúvidas, mas também tem seu ônus: os ataques cibernéticos se tornaram um problema bem comum tanto para pequenos empresários quanto para grandes corporações.

Como prever um ataque cibernético?

A resposta a essa pergunta passa justamente pela adoção da inteligência artificial e do machine learning no dia a dia das organizações. As duas tecnologias têm como premissa a identificação de padrões por meio da análise de dados e processos nas mais diferentes áreas de atuação. Isso vale para elencar tarefas, determinar ações e, claro, observar potenciais ameaças.

O desenvolvimento de uma solução de segurança cibernética com IA e aprendizado de máquina busca resolver essa questão. Ou seja, detectar e impedir ameaças em aplicações e programas antes mesmo que eles sejam executados em um endpoint (dispositivo).

Trata-se de uma antecipação de ataques de dia zero, nome dado às invasões hackers que exploram vulnerabilidades ainda desconhecidas pelos profissionais responsáveis pela programação/aplicação. Com o IA, é possível se antecipar e prever quais ações os malwares desconhecidos irão executar dentro da rede.

O que é necessário para implantar a Inteligência Artificial e o Machine Learning nas empresas?

Essa possibilidade ainda é recente para muitas companhias, o que leva a uma necessidade de preparação interna na corporação. Para que as duas ferramentas possam ser utilizadas corretamente e em sua plenitude, é preciso criar políticas e regras de uso para que a solução em si possa atuar naquilo para que ela foi projetada.

Além disso, é fundamental que os profissionais estabeleçam parâmetros de controle de dispositivos e gestão de senhas e outras informações consideradas sensíveis.

Se a inteligência artificial foi capaz de revolucionar e transformar negócios inteiros por meio da rapidez no fluxo de informações e na agilidade no processamento desses dados, era questão de tempo para que ferramentas de proteção cibernética também apostassem na IA e na proposta do machine learning.

Com elas, a diferença de horas, ou até minutos, que as empresas levavam para agir (e que resultavam em grande prejuízo) pode ser resolvida em tempo real. A segurança digital finalmente assumiu status inteligente.

origem: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/253460-ferramentas-ciberseguranca-inteligencia-artificial-machine-learning.htm

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.