Como se proteger contra a maioria dos golpes de phishing

Listen to this article

*Luis Corrons, Especialista em Segurança da Avast

Ano após ano, os ataques de phishing continuam crescendo, fazendo milhões de vítimas ao redor do mundo. No Brasil, esta forma de fraude também cresceu muito, isso porque os criminosos estão se tornando mais sofisticados e usando técnicas cada vez mais avançadas para enganar as vítimas.

O que é phishing e como se proteger contra esse tipo de golpe?

Phishing é uma forma de fraude online, que busca enganar as pessoas para que compartilhem os seus dados pessoais como nome do usuário, senhas e números de cartão de crédito. Esse golpe é apresentado na forma de e-mail, página web e mensagem de texto parecendo ser de uma fonte confiável, mas que foi projetado para roubar informações.

Os ataques de phishing são tão comuns, devido à relativa facilidade de realizá-los. Os golpistas criam e-mails ou sites enganosos para enviar para um grande número de pessoas, esperando que algumas caiam na armadilha e forneçam informações sigilosas. São golpes difíceis de detectar, pois os e-mails e sites podem parecer legítimos.

É essencial ter um programa anti-phishing no dispositivo. Essa ferramenta ajuda a detectar e bloquear e-mails e sites maliciosos, tornando mais difícil para os fraudadores roubar as informações confidenciais. Muitos anti-phishing fazem parte de programas ou navegadores seguros com recursos de segurança mais abrangentes, como a proteção antivírus, que é uma ótima maneira de manter as informações seguras, mesmo que o usuário visite uma página falsa.

Um exemplo é o Avast Free Antivírus, que obteve 96% de pontuação no último teste anti-phishing da AV-Comparatives. Esta empresa independente realiza testes sistemáticos de software de segurança e cria cenários reais para os seus testes. Para este teste, mediram o desempenho de dez produtos antivírus diferentes com as extensões do navegador Google Chrome desativadas. Os testes aconteceram entre os dias 11 e 24 de novembro de 2022.

Para o teste anti-phishing, 253 URLs de phishing válidos e 250 URLs limpos foram usados para prevenir alarmes falsos. Dez produtos foram testados e o Avast Free Antivirus teve a melhor taxa de bloqueio, de 96%. Após a análise dos cinco principais navegadores, Avast Secure Browser novamente liderou com uma taxa de bloqueio de 95%. Mozilla Firefox e Microsoft Edge seguiram com 77% e 74%, respectivamente.

Os ataques de phishing estão aumentando e são difíceis de detectar. Para proteger as informações sigilosas, recomenda-se fortemente o uso de um software antivírus. Este teste independente mostrou que um antivírus é altamente eficaz na identificação e bloqueio de e-mails e sites falsos, oferecendo proteção ideal contra golpes como os de phishing.

origem: https://blog.avast.com/pt-br

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.