Sete informações que você nunca deve compartilhar na Internet

Listen to this article

Fotos, números de telefone e fotos de documentos podem ser tudo o que um hacker precisa para aplicar um golpe.

A Internet é o último lugar onde se deve compartilhar informações muito pessoais. Entre as razões para isso, está a prevenção de golpes que visam invadir contas online e roubar dinheiro da vítima, além da preservação da privacidade contra o abuso de empresas que exploram dados comercialmente. Em alguns casos, uma simples foto publicada nas redes sociais pode servir para desvendar os hábitos de uma família e torná-la alvo de golpes. Na lista a seguir, confira oito tipos de informações que nunca devem ser tornadas públicas na web.

1. Dados bancários

Nunca compartilhe os seus dados bancários nas redes sociais, mesmo que seja apenas o nome do banco, a agência e o número da conta. Por mais que isso não seja suficiente para invadir uma conta bancária, essas informações podem ser usadas para falsificar e-mails e correspondências como forma de enganar a vítima e fazê-la entregar mais dados ou pagar um boleto falso com dinheiro que vai parar na conta do criminoso.

2. Informações de trabalho

Evite divulgar o nome da empresa, o endereço, o cargo e demais detalhes sobre o seu trabalho online. Esse tipo de informação pode ser usada por criminosos em diversos golpes baseados em roubo de identidade. Este ano, hackers usaram um software de inteligência artificial para imitar a voz do CEO de uma companhia britânica e ordenar transferências bancárias. Esse tipo de crime, independentemente do nível de sofisticação, fica mais difícil de acontecer quando os dados profissionais do alvo não são públicos.

3. Localização

A localização é um dos principais pontos de fragilidade da segurança. Na Internet, é importante clicar em “Bloquear” sempre que um site quiser rastrear a posição por meio de dados do Wi-Fi ou, no caso do celular, também do GPS. Entregue a informação apenas se ela for crucial para o funcionamento do serviço, como no caso de aplicativos de mapas.

4. Informações sobre filhos e rotina

Evite publicar fotos, nome e endereço da escola dos filhos e outras informações sobre a rotina da família. Uma simples imagem pode servir para identificar o local onde a criança estuda, horários de saída e chegada, entre outros detalhes que facilitam golpes e até sequestros. O mesmo vale para férias e viagens: nunca diga publicamente os dias em que a casa estará vazia

5. Endereço e telefone

Evite preencher perfis de redes sociais com todos os seus dados pessoais. Não inclua o seu endereço nem o número de telefone, ou deixe marcado como “Somente você” para que não fique exposto a qualquer um. Se você também não tem confiança no desenvolvedor de um aplicativo do celular, não permita o compartilhamento do seu número de celular nem da agenda de contatos caso seja solicitado.

6. Fotos de documentos pessoais

Fotos da identidade, carteira de habilitação, passaporte e outros documentos nunca devem ser postados online. Com essas informações em mãos, criminosos podem aplicar golpes mais sofisticados que envolvem até a abertura de contas bancárias (para receber dinheiro de roubo) e solicitar empréstimos. Evite até mesmo publicar imagens do passaporte fechado: pela capa, é possível saber se o documento tem vencimento de cinco ou 10 anos, ou se a pessoa tem cidadania estrangeira.

7. Fotos de ingressos, bilhetes e passagens aéreas

Nunca poste na Internet a foto de nada que contenha código de barras ou similares. Esse tipo de informação pode servir para falsificar ingressos, bilhetes de ônibus e trem ou passagens aéreas apenas pela imagem. Apenas com a foto do cartão de embarque, é possível obter a versão digital em um aplicativo e até mesmo descobrir os dados do voo, como local e hora, além do nome e sobrenome do passageiro.

Origem: TechTudo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.