Cogerh investe em tecnologia de monitoramento de barragens com drones e sensores

Escutar o áudio deste artigo

Atendendo, desta vez, às necessidades de manutenção e segurança de barragens, a Cogerh está em processo de aquisição de um drone multirotor equipado com sensor LIDAR (no inglês, Light Detection and Ranging), instrumento de última geração que permite modelar qualquer terreno de forma tridimensional.

O conjunto em processo de aquisição pela Cogerh contempla treinamento para técnicos da companhia e software específico para o processamento dos dados gerados. As informações obtidas terão utilidade no desenvolvimento dos Plano de Segurança de Barragens (PSB), incluindo o Plano de Ação de Emergência (PAE) para as barragens sob responsabilidade da Cogerh.

Conforme explicou o técnico em geoprocessamento da Cogerh, Glauter Coutinho, o drone funciona como uma máquina scanner.

“O equipamento emite um número de pulsos de laser em determinada frequência de tempo, capaz de modelar a superfície do terreno tridimensionalmente, permitindo Modelo Digital de Terreno de forma precisa e rápida”, explicou Glauter

O geógrafo e assistente da diretoria de Operações da Cogerh, Rodrigo Cavalcante, explica que um dos principais benefícios da aquisição do Drone Lidar será o salto na qualidade das ações realizadas e a precisão nos dados obtidos, tudo aliado à tecnologia de ponta.

“A tecnologia Lidar vai nos auxiliar a obter modelos digitais de elevação sem a interferência de estruturas ou vegetações que possam existir no barramento e na região a jusante da barragem, otimizando resultados e colocando a Cogerh em um patamar de excelência”, esclareceu Rodrigo

As imagens geradas pelo drone vão auxiliar principalmente o setor de segurança e infraestrutura hídrica, onde a aquisição do equipamento é fundamental para obtenção de informações específicas, como melhor análise de condições de barragens e levantamentos aerofotogramétricos com maior rendimento e em menor tempo.

“As informações geradas como resultado pelo uso desse equipamento serão, sem dúvidas, essenciais para a correta tomada de decisão durante nosso planejamento de ações, além de uma melhoria na eficiência das equipes da Cogerh”, concluiu Rodrigo.

origem: Cogerh investe em tecnologia de monitoramento de barragens com drones e sensores de última geração – Governo do Estado do Ceará (ceara.gov.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.