Como a inteligência artificial está mudando o nosso mundo

Listen to this article

Não há como negar que a inteligência artificial tem se tornado uma parte de nossa vida. De acordo com um estudo do IDC, a receita mundial desse segmento ultrapassará US$ 46 bilhões em 2020. Isso significa que estamos falando de um campo que está em grande expansão e deve remunerar muito bem os profissionais ligados a ele — e cada vez mais oportunidades de trabalho começarão a surgir.

Segundo dados de análise de mercado, 50% dos empregos de hoje exigem alguma habilidade relacionada a tecnologia (entre tantas que existem por aí). Porém, especialistas estimam que esse percentual aumentará para 77% em menos de 1 década, revelando que estamos realmente em um caminho sem volta. Hoje, dominar algum tipo de tecnologia não é mais um diferencial, é um pré-requisito.

E aí entra a inteligência artificial. Essa área tem recebido muito incentivo de empresas, como a Microsoft, que criou um roteiro de aprendizagem único para quem quer se aprofundar no tema. Aqui, queremos mostrar como a IA está mudando completamente o mundo em que vivemos.

Muitas tarefas do dia a dia são repetitivas e necessitam de ajustes pequenos para serem realizadas da melhor forma possível. Quando essas atividades são aprimoradas com IA, os resultados se tornam muito melhores e dispensam a realização por um ser humano, podendo liberá-lo para fazer outra tarefa.

Quando bem aplicada, a inteligência artificial pode entender o comportamento das pessoas e realizar essas ações de forma independente — até implementando melhorias aos poucos. Em um futuro não muito distante, atividades como embalar produtos, fazer limpeza e outras que dependem de realização constante poderão ser feitas por uma máquina inteligente.

Previsão

A análise preditiva antecipa as necessidades das pessoas e possibilita ações mais efetivas para dar maior satisfação a cada um. Parece utópico imaginar algo nesse sentido, mas a inteligência artificial já é capaz de se adiantar e entender o que nós vamos querer ou precisar daqui a algum tempo. E é bem fácil explicar isso tomando como base o e-commerce.

Uma loja online que utiliza corretamente a IA é capaz de identificar um aumento nas vendas durante uma campanha e verificar o perfil de consumo e o momento ideal para entrar em contato com cada pessoa. Dessa forma, o cliente poderia receber, 2 dias antes de precisar de determinado produto, um lembrete de que a necessidade está chegando, assim como um cupom de desconto para fazer a compra.

Informação

A informação é um dos pontos fortes da IA.

A IA não se propõe apenas a oferecer benefícios acessórios às pessoas, pois o seu objetivo não é impressionar, mas sim atender de verdade às necessidades de cada um. Ou seja, entregar aquilo que importa para cada um no momento certo e da maneira correta. É dessa forma que esse segmento trabalha com a informação.

Se você estiver esperando uma encomenda, a inteligência artificial pode saber a hora certa de avisá-lo quando ela estiver chegando. Se você estiver se arrumando para uma reunião, a IA pode alertá-lo sobre o melhor horário para sair, evitar o trânsito e chegar no horário. Essas são informações úteis e que fazem muito mais do que surpreender: satisfazem a necessidade do cliente pela informação.

 

origem: Tecmundo

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.