Novo sistema de IA gera textos convincentes capazes de enganar humanos

Listen to this article

Novo sistema de IA gera textos convincentes capazes de enganar humanos

GPT-3 requer menos treinamento e gera textos mais convincentes do que seu antecessor, o GPT-2, que havia sido considerado ‘perigoso demais’ para ser colocado ao alcance do público

AOpen OpenAI, organização sem fins lucrativos que conduz pesquisas em inteligência artificial, anunciou o desenvolvimento do GPT-3, nova versão do seu sistema de geração de textos baseado em IA.

Segundo a organização, o novo modelo de linguagem foi treinado em um total de quase um trilhão de palavras coletadas na internet, com um total de 175 bilhões de parâmetros, contra 1,5 bilhões do GPT-2.

Assim como seu antecessor, o GPT-3 pode ser “treinado” para escrever textos em deteriminado estilo analisando algumas amostras, porém em quantidade radicalmente menor do que o necessário por seu antecessor.

Em janeiro deste ano, a GPT-2 precisou ser treinada com cerca de 5.000 exemplos para gerar scripts para curtos comerciais exibidos nos intervalos do Superbowl, a final de campeonato da liga de futebol americano nos EUA. Mas o GPT-3 precisou de apenas “alguns parágrafos” de amostras para gerar textos no estilo do poeta modernista norte-americano Wallace Stevens.

Os pesquisadores também notaram que o sistema absorveu certas tendências e preconceitos no material usado no treinamento. Referências a negros, por exemplo, eram geralmente mais negativas, e há uma tendência a usar identificadores masculinos ao se referir a profissões.

Inicialmente considerado como “perigoso demais para ser colocado ao alcance do público”, o GPT-2 foi liberado aos poucos, dando aos pesquisadores em inteligência artificial tempo suficiente para entender seu comportamento, fraquezas e formas de detectar seu uso. O código-fonte do GPT-3 ainda não está disponível, mas os pesquisadores provavelmente seguirão o mesmo caminho.

origem: Olhar Digital

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.