Ícone do site GuiadoCFTV

Metrô de SP aplica inteligência artificial para aumentar segurança

Listen to this article

Projeto de consórcio liderado pela Engie implanta sistema que permite emitir alertas, rastrear objetos perdidos e até identificar crianças perdidas

Com câmeras digitais de alta capacidade integradas à inteligência artificial e à tecnologia de big data, o metrô de São Paulo agora pode emitir alertas, rastrear objetos perdidos e até identificar crianças desacompanhadas.

“O negócio está em linha com a ambição da Engie, que é a de liderar a transição energética rumo a uma economia de baixo carbono, auxiliando empresas e cidades a descarbonizarem os seus processos, se tornando mais sustentáveis e mais eficientes”, diz o CEO da Engie Brasil, Maurício Bähr.

Veja cinco benefícios de monitoramento do novo sistema:

Identificação e rastreamento de objetos

Por meio de inteligência artificial, o sistema é capaz de identificar rapidamente objetos perdidos em tempo real, por meio de imagens, formato e localização, facilitando a busca pelos donos. Quando uma mochila é deixada em um local na estação, por exemplo, um alerta é acionado para que o Centro de Controle indique o agente mais próximo do objeto para que ele seja verificado.

Mais segurança para o usuário

Substituindo modelos analógicos, as novas câmeras digitais têm maior alcance, precisão e resolução de imagens, o que reforça e amplia a segurança operacional. O novo sistema permite identificação e rastreamento de pessoas em áreas de risco, inclusive em casos de invasão da linha férrea. A análise das imagens pelas ferramentas de inteligência artificial é instantânea, podendo gerar alertas para a Central de Controle, permitindo uma rápida atuação para a retirada do invasor em segurança.

Identificação de crianças desacompanhadas e animais perdidos

O sistema consegue identificar automaticamente crianças desacompanhadas dentro do metrô, gerando um alerta para que um funcionário possa checar a situação e auxiliar no reencontro com os pais. As câmeras ainda conseguem detectar animais perdidos pelas estações, possibilitando a ação de um funcionário, antes de um eventual acidente.

Situações de anormalidade

Os funcionários do Metrô de São Paulo já são treinados para identificar e acolher pessoas que mostram sinais de que podem se atirar na via. Essa identificação pode ser aprimorada com o novo sistema, que é capaz de reconhecer passageiros que andam de um lado ao outro da plataforma, sem parar, podendo gerar alertas para que funcionários se atentem à situação – que indica um comportamento fora do padrão.

Contagem de pessoas

Além da segurança, o novo sistema de monitoramento do metrô pode contabilizar com precisão a quantidade de pessoas que passam por um ponto da estação. Isso pode ajudar no aperfeiçoamento da operação do metrô, possibilitando, por exemplo, a transferência de passageiros entre diferentes linhas da rede de transporte sobre trilhos.

origem: Metrô de SP aplica inteligência artificial para aumentar segurança | Exame

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile