Mochila com IA ajuda deficientes visuais a serem independentes

Listen to this article

Baseado em tecnologia Intel, solução ajuda a detectar desafios comuns, como sinais de trânsito, obstáculos suspensos, faixas de pedestres, objetos em movimento e mudanças de elevação

O desenvolvedor de Inteligência Artificial (IA) Jagadish K. Mahendran  e sua equipe desenvolveram uma mochila ativada por voz e movida a IA que pode ajudar os deficientes visuais se locomoverem e perceberem o mundo ao seu redor. A mochila ajuda a detectar desafios comuns, como sinais de trânsito, obstáculos suspensos, faixas de pedestres, objetos em movimento e mudanças de elevação, tudo durante a execução de um dispositivo interativo de baixo consumo de energia.

“No ano passado, quando me encontrei com um amigo com deficiência visual, fiquei impressionado com a ironia de que embora eu ensine robôs a ver, há muitas pessoas que não podem ver e precisam de ajuda. Isso me motivou a construir o sistema de assistência visual com o Kit de Inteligência Artificial com Profundidade da OpenCV (OAK-D), desenvolvido pela Intel”, contou Mahendran.

O sistema desenvolvido por Mahendran está alojado dentro de uma pequena mochila contendo uma unidade de computação host, como um notebook. Uma jaqueta de colete abriga uma câmera, e uma pochete é usada para segurar uma bateria de bolso capaz de fornecer aproximadamente oito horas de uso. Uma câmera de IA espacial Luxonis OAK-D pode ser fixada no colete ou na pochete e, em seguida, conectada à unidade de computação na mochila. Três minúsculos orifícios no colete fornecem janelas de visualização para o OAK-D, que é preso na parte interna do colete.

A unidade OAK-D é um dispositivo de IA versátil e poderoso que é executado no Intel Movidius VPU e no kit de ferramentas Intel Distribution of OpenVINO para inferência de IA de Borda no chip. É capaz de executar redes neurais avançadas ao mesmo tempo em que fornece funções de visão computacional acelerada e um mapa de profundidade em tempo real de seu par estéreo, bem como informações de cor de uma única câmera 4K.

Um fone de ouvido habilitado para Bluetooth permite que o usuário interaja com o sistema por meio de consultas e comandos de voz, e o sistema responde com informações verbais. Conforme o usuário se move pelo ambiente, o sistema transmite de forma audível informações sobre obstáculos comuns, incluindo placas, galhos de árvores e pedestres. Ele também avisa sobre faixas de pedestres, obstáculos, escadas e entradas próximas.

Foto: Intel

origem: Mochila com IA ajuda deficientes visuais a serem independentes – Inforchannel

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.