Ação pioneira irá monitorar balões ao redor da petroquímica

Listen to this article

Como precaução a graves acidentes que podem acontecer com a queda de um balão, ainda principalmente sobre áreas industriais, a petroquímica Braskem começará a executar em agosto projeto pioneiro para monitorar o risco de ocorrências envolvendo esses objetos infláveis.

A ação será feita por meio de uma tecnologia importada dos Estados Unidos que utiliza câmera térmica, além de um modelo visual, chamado speed dome. A implantação começará pela unidade da empresa em Mauá.

O aparato, segundo o engenheiro de segurança responsável pelo gerenciamento de emergência das unidades de polímeros da Braskem, Carlos Eduardo Silva, é muito utilizada em campos de guerra, para detectar invasão.

A proposta começou a ser pensada dois anos atrás, períodos em que foram registrados os maiores índices de queda de balões no entorno do complexo desde 2001: em 2013, aconteceram 118 ocorrências, saltando para 207 em 2014. A preocupação se justifica devido ao uso de produtos inflamáveis pelas empresas do Polo Petroquímico. O contato desses materiais com os artefatos – que possuem papel e combustível – pode ocasionar incêndios e até explosões de grandes proporções.

Na época de festas juninas, a incidência aumenta ainda mais. No ano passado, por exemplo, 70% dos casos ocorreram entre junho e agosto. No entanto, o alerta é permanente. Nos cinco primeiros meses deste ano, 25 balões caíram nos arredores do Polo.

Silva explica como funcionará o processo, que será implantado daqui a dois meses. “A gente vai colocar uma câmera térmica com outra visual para que uma parte de maior risco seja monitorada. O sistema consegue gerar um alarme automático quando o balão entra em um raio delimitado – no caso, de meio quilômetro de aproximação – e as equipes de emergência se antecipam na possibilidade de ele cair dentro da unidade.” 

origem: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1460829/acao-pioneira-ira-monitorar-baloes-ao-redor-da-petroquimica

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.