Nova tecnologia produz imagens incrivelmente nítidas mesmo com pouca luz

Listen to this article

Um grupo de desenvolvedores independentes, apoiado por tecnologias de pesquisa do Google Research, desenvolve uma tecnologia capaz de realizar fotos e gravar vídeos com uma qualidade impressionante à noite. O projeto MultiNerf usa algoritmos avançados associados à inteligência artificial para eliminar ruídos gerados pelos sensores de imagem.

O resultado da tecnologia é uma imagem limpa, fiel ao ambiente e quase tão boa quanto um registro feito com a luz natural do dia. A grande sacada está na associação entre a fotografia e a computação gráfica, o que produz um resultado único. Confira:

Os materiais que serviram de base foram gravados por câmeras configuradas a 30 quadros por segundo. Claro que ainda está distante do potencial em 4K e 120 quadros por segundo que muitas câmeras modernas conseguem atingir, mas é um avanço muito importante para o mundo da fotografia digital noturna.

Nerf é uma sigla adotada pelos pesquisadores para a expressão Neural Radiance Fields. O que a tecnologia faz é basicamente ajustar a exposição, mapear o gama, ajustar o tom das cores e até corrigir foco para entregar uma imagem com o mínimo de ruídos visuais possíveis. A parte mais incrível é que a câmera pode se mover em ângulos diferentes, inclusive com desfoque e troca de objetos, sem que a imagem exibida seja afetada.

Por enquanto, o MultiNerf ainda é parte de uma pesquisa, disponível em código aberto no GitHub, e não está disponível como um produto comercial. Mesmo assim, é interessante ver como a fotografia ainda possui espaço para evoluir, especialmente com o aumento no poderio gráfico e de processamento dos telefones celulares modernos.

origem: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/nova-tecnologia-produz-imagens-incrivelmente-nitidas-mesmo-com-pouca-luz-223813/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.