Ícone do site GuiadoCFTV

Uso de Inteligência Artificial ainda gera desconfiança nas pessoas, diz pesquisa

Listen to this article

Estudo da MITRE-Harris Poll sobre tendências de IA constata que a maioria expressa reservas em aplicações de alto valor, como veículos autônomos ou consulta médica

Enquanto os americanos confiam na Inteligência Artificial (IA) para informar as escolhas do consumidor – de recomendações de filmes a consultas de atendimento ao cliente de rotina – a pesquisa MITRE-Harris Poll sobre tendências de IA constata que a maioria dos americanos expressa reservas sobre IA para aplicações de alto valor, como veículos autônomos, acesso a benefícios do governo ou consulta médica. Além disso, apenas 48% acreditam que a IA é segura e protegida, e 78% estão muito ou um pouco preocupados com o fato de a IA poder ser usada para intenções maliciosas.

Dada a incerteza em torno da IA, não surpreende que 82% dos americanos e 91% dos especialistas em tecnologia apoiem a regulamentação governamental. Além disso, 70% dos americanos e 92% dos especialistas em tecnologia concordam que é necessário que a indústria invista mais em medidas de garantia de IA para proteger o público.

“Embora vejamos diferenças de gênero, etnia e gerações na aceitação da IA, ​​tanto para usos diários quanto consequentes, ainda há preocupação com a IA em todos os grupos demográficos”, explicou Rob Jekielek, diretor administrativo da Harris Poll. “Homens, democratas, gerações mais jovens e americanos negros/hispânicos, no entanto, estão mais confortáveis ​​do que seus colegas com o uso de IA para processamento de benefícios do governo federal, bots médicos online e veículos autônomos e não tripulados”, completou.

Outras descobertas importantes incluem:

– Três quartos dos americanos estão preocupados com deepfakes e outros conteúdos gerados por IA.

– Menos da metade (49%) se sentiria confortável em ter um bate-papo online baseado em IA para questões médicas de rotina.

– Apenas 49% se sentiriam confortáveis ​​com o uso de IA pelo governo federal para auxiliar no processamento de benefícios.

A MITRE está colaborando com parceiros em todo o ecossistema de IA para permitir o pioneirismo responsável em IA para impactar melhor a sociedade. O trabalho da MITRE nessa área inclui recursos avançados de modelagem para garantia de IA para lidar com o complicado efeito do impacto potencial de uma tecnologia promissora nos sistemas e na sociedade.

A MITRE participa de várias colaborações conjuntas, incluindo a participação no Partnership for AI and Generation AI Consortium. Na área da saúde, a MITRE colidera a Coalition for Health AI, que está desenvolvendo uma estrutura orientada por consenso para a adoção de uma IA confiável, justa e transparente.

origem: https://inforchannel.com.br/2023/02/10/uso-de-inteligencia-artificial-ainda-gera-desconfianca-nas-pessoas-diz-pesquisa/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile