Inteligência artificial lê cérebro de rato e recria cenas vistas por ele

Listen to this article

Um experimento realizado na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) usa inteligência artificial para decodificar sinais cerebrais de ratos em tempo real e prever o que eles estão vendo. O algoritmo transforma a atividade neural em vídeos do que o animal vê.

Algumas atividades foram medidas a partir de eletrodos inseridos na área do córtex visual do cérebro. Foram usados dados de apenas 1% da área, o que equivale a cerca de 500 mil neurônios. O restante foi coletado por sondas ópticas em ratos geneticamente modificados cujos neurônios se tornam verdes quando ativados.

Com essas informações, foi possível prever em tempo real o que o rato e transformar os dados em um filme. E tudo em segundos. Mackenzie Mathis, pesquisadora responsável pelo estudo, diz que o objetivo era mostrar o quão poucos dados eles poderiam usar. “Tanto em termos de clipes de filmes quanto em dados neurais”, explica.

Mackenzie aponta que a ferramenta pode ser usada para controlar cursores de computador para pacientes que não podem se mover, por exemplo. Outra possibilidade é fornecer sensações visuais a pessoas com deficiência visual.

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.