5 dicas de videoconferência do Prezi ao trabalhar em casa

Listen to this article

As videoconferências já são um estilo de vida no escritório, mas quando todo mundo está trabalhando de casa, pode ser mais difícil encontrar maneiras de continuar trabalhando de forma coesa em equipe. Por isso, a Prezi, companhia de comunicação visual conhecida por sua plataforma de apresentação com zoom, traz 5 dicas para melhorar videoconferências – não importa de onde o profissional esteja trabalhando.

Seja humano e faça uma conexão

Ligar sua câmera é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer, então faça-o! Afinal, não é uma reunião de vídeo sem, bem, vídeo. Quando você fala por trás de uma foto (ou pior, de um avatar padrão), seus colegas perdem a linguagem corporal e as expressões faciais. Isso pode resultar em períodos de falta de atenção ou até mesmo em falta de comunicação. Um estudo recente realizado pela CensusWide Research descobriu que dois terços dos funcionários de escritórios do Reino Unido veem uma conexão humana como vital durante as teleconferências.

Mesmo quando você está na tela, essa conexão humana pode ser perdida sempre que você compartilhar sua tela. O Prezi Video é uma das soluções que permite manter recursos visuais e textos na tela ao lado do interlocutor, para que possa transmitir informações sem se sentir desconectado da equipe.

O que é o Prezi Video?

O Prezi Video é um criador de vídeos que o coloca ao lado de seu conteúdo, para que você não seja mais obrigado a escolher entre mostrar seu rosto e seus recursos visuais. É possível realizar apresentações com ferramentas de videoconferência, incluindo Webex , Zoom , GoToWebinar .

Encontre a luz ideal

Assim como estar na câmera é importante, também é importante ser visto com nitidez quando estiver na tela. Evite ter sua fonte de luz atrás de você, pois isso dificultará ver suas expressões faciais. Fique de frente para a luz – natural ou não.

Não faça multitarefas

Se alguém estiver falando com você pessoalmente, seria indelicado pegar o telefone e começar a verificar suas notificações. Então, por que isso deveria ser diferente para videoconferências? Preste atenção a seus colegas quando eles estiverem falando – eles apreciarão e você também não perderá nenhuma informação importante. Não se preocupe, seus e-mails e mensagens do Slack podem esperar mais alguns minutos.

Torne suas apresentações dinâmicas

Há um limite para quanto tempo você pode razoavelmente conferir a algo a sua atenção total. Quanto mais tempo duram suas reuniões, maior a probabilidade de as pessoas darem atenção a outras coisas e maior a probabilidade de não conseguirem reter todas as informações. Respeite o tempo de seus colegas e mantenha seu conteúdo curto, se puder.

Adote atualizações assíncronas

O mais importante a ser lembrado sobre reuniões remotas é que nem todas são necessárias. “Para que serve esta reunião?” é uma pergunta crucial que devemos fazer quando recebemos um convite. Reduza o tempo das reuniões enviando um vídeo com informações de contexto com antecedência, reservando a reunião real para perguntas, discussões de estratégia e brainstorms.

Como alternativa, você pode cancelar algumas reuniões por completo – muitas atualizações de status ou reuniões de compartilhamento de informações podem ser substituídas por um Prezi Video, por exemplo, com sua equipe acompanhando assincronamente por e-mail, Slack ou um vídeo próprio.

Trabalhar remotamente nunca será o mesmo que estar lá pessoalmente, mas isso não significa que não seja possível possa torná-lo o mais próximo possível dessa experiência. Uma boa estratégia é aparecer na tela para manter sua equipe envolvida e mostrar seu conteúdo ao seu lado, de forma interativa, para mantê-la atualizada.

 

origem: SEGS

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.