POLIConnect: novidade do Grupo Policom para controle de perdas no varejo

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Solução integra-se a instalações de CFTV existentes, inclusive analógicas, e permite aos auditores acompanharem em tempo real o que acontece na frente de caixa.

Após um ano de desenvolvimento, o Grupo Policom® entrega ao mercado uma novidade focada no setor varejista – independentemente do porte – e que objetiva reduzir, ou pelo menos controlar, as perdas ocasionadas nos caixas via monitoramento em tempo real das transações das lojas diretamente na emissão do cupom fiscal, permitindo auxiliar no fechamento dos caixas, sanando qualquer dúvida através do vínculo do cupom com as imagens.

 Trata-se da solução POLIConnect, um sistema, desenvolvido com exclusividade pelo Grupo Policompara o mercado brasileiro, que integra perfeitamente o gerenciamento de vídeo em alta definição Avigilon com transações de Ponto de Venda (POS – Point of Sales que permitem aos auditores encontrarem as informações de que necessitam.

O POLIConnect também auxilia no combate a fraudes e furtos, pois atua como ação preventiva no ambiente do varejista. “Na maioria das lojas e estabelecimentos comercias em geral, há sempre uma câmera posicionada para monitorar os caixas. A solução desenvolvida pelo Grupo Policom, caso as câmeras sejam de boa qualidade e estejam bem posicionadas, pode aproveitar a estrutura existente, agregando-se à instalação em operação. Caso contrário, a equipe do Grupo Policom tem domínio completo da tecnologia envolvida, podendo auxiliar no desenvolvimento do projeto para fornecer a solução completa para o sistema de monitoramento”, informa Sandro Gonçalves, diretor comercial da Policom SP, que está à frente do projeto.

 A solução complementa um dos principais recursos tecnológicos utilizado em prevenção de perdas: a solução de monitoramento de frente de caixa, presente em 59% dos 35.093 check-outs distribuídos por 2.854 lojas de 293 dos principais supermercados do Brasil participantes da 14ª Avaliação de Perdas realizada em 2013 pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) em parceria com o Ibevar – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, FIA/Provar e Nielsen. A pesquisa mostra, também, que 55% dessas unidades fazem uso de algum software de monitoramento e acompanhamento das perdas.

 Além disso, pesquisas apontam que os check-outs concentram 40% das perdas internas, sendo um lugar de alta vulnerabilidade devido a clientes apressados, filas, problemas com preço, assim como cancelamento de compras e pagamento em dinheiro, que podem ser alvos de fraudes e trazem transtorno e prejuízo para os lojistas, comprovando a utilidade de uma solução de checagem, monitoramento e acompanhamento dos check-outs em tempo real, com possibilidade de acessar as imagens gravadas em alta definição a qualquer momento.

 Evolução desde o desenvolvimento

Desenvolvido originalmente como uma solução de prevenção de perdas e indexação de produtos as imagens de CFTV, o sistema mostrou-se uma ferramenta de múltiplas possibilidades, incluindo o monitoramento em tempo real das transações das lojas diretamente na emissão do cupom fiscal.  O gestor administrativo e/ou o responsável pela segurança do varejista poderá visualizar numa mesma tela, via software Avigilon Control Center, as imagens captadas pelas câmeras e o conteúdo do cupom fiscal, em tempo real.

“Quando desenvolvemos este produto, a ideia principal foi a de agregar valor para o portfólio de CFTV do Grupo Policom com uma solução capaz de atender a regulamentação fiscal vigente, pois algumas soluções existentes no mercado necessitavam de dispositivos externos para realizar a captura das transações POS, o que não é permitido pela legislação brasileira”, comenta Sandro Gonçalves, fortalecendo o diferencial do Grupo Policom, impresso em seu DNA: “Inovação é algo presente em nosso dia a dia, mas inovação com aplicação prática, que agregue valor a nossos parceiros e clientes”.

 Especializado em distribuição de soluções, o Grupo Policom, via supervisão e participação direta de sua equipe técnica no processo, fez o desenvolvimento da solução em conjunto com uma empresa parceira, que também responderá pela manutenção da solução. A integração no cliente final ficará a cargo das empresas já credenciadas no programa de canais Avigilon, explica Gonçalves, frisando que, “a inclusão de novas empresas seguirá o processo que já existe, ou seja, o plano de credenciamento de canais”.

origem: www.grupopolicom.com.br

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Editora do Guia do CFTV

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Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

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