Soluções Bosch para análise inteligente de imagens

Listen to this article

Soluções Bosch para análise inteligente de imagens

– Recurso de análise de vídeo inteligente é diferencial da marca
– Configurações pré-definidas para alerta de diferentes ocorrências
– Tecnologia atende necessidades de segmentos variados

As câmeras modernas podem fazer muito mais que apenas gravar imagens. Os equipamentos contam com tecnologia e recursos que permitem detectar indivíduos e objetos suspeitos, contabilizar pessoas e até acionar um alarme de incêndio.

“O recurso de análise de vídeo inteligente (IVA) é o nosso diferencial. Em tempo real, o sistema identifica situações de alerta e oferece à equipe de segurança informações necessárias para tomada de decisões assertivas para reagirem rapidamente”, destaca Eros Brito, gerente Regional de Marketing da Unidade de Negócios de Sistemas de Vídeo da Bosch.

Com as câmeras que possuem o IVA embarcado, é possível fazer configurações para relatar diferentes ocorrências e incidentes. A tecnologia de ponta permite acelerar, direcionar, destacar pontos e muito mais com base em regras simples e pré-definidas de análise de vídeo. O IVA poderá, por exemplo, emitir alertas em caso de: invasão de área restrita, veículo estacionado em área proibida, análise de indivíduos com determinada cor de roupa, objetos com tamanhos específicos, entre outras situações complexas de monitoramento.

A tecnologia dos algoritmos Bosch presente no IVA tem índice de alarmes falsos quase zero, mesmo em dias nos quais as condições meteorológicas estão extremas e que podem influenciar nos alertas, como ventos fortes, chuva e neve. Além disso, o IVA também recupera imagens rapidamente, no total de horas de vídeo armazenado, porque adiciona conteúdo e estrutura em dados do vídeo por meio do metadata já integrado à câmera, com habilidade para combinar até oito regras simultaneamente.

Aplicação para diversos segmentos
Inicialmente, os algoritmos inteligentes só estavam disponíveis nas câmeras mais sofisticadas das linhas IP 7000 e 9000, utilizados em locais de situação crítica, como aeroportos ou prédios governamentais. Mas este ano, a Bosch também lançou um conjunto completo de funcionalidades de análise de vídeo chamado Análise de Vídeo Essencial (Essential Video Analytics) com preço intermediário, sendo uma proposta interessante para hotéis ou varejistas, por exemplo.

Detecção do incêndio na origem
Outra tecnologia que utiliza os recursos de vídeo é o Aviotec. Com foco na detecção rápida de incêndio por imagem, esta solução é direcionada principalmente para vigilância em edificações amplas e com pé direito alto como hangares, armazéns e aeroportos.

Diferentemente dos detectores convencionais, que disparam o alarme apenas quando a fumaça atinge o teto, a solução da Bosch identifica o foco de incêndio antes mesmo dele se alastrar, reduzindo amplamente as chances de danos. O Aviotec verifica qualquer luz oscilante nas imagens de vídeo para identificar se têm características físicas de fogo. Isso torna a detecção mais confiável e com menor índice de alarmes falsos. 

origem: http://www.inpresspni.com.br

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.