HDMI 2.1 vem aí: saiba as vantagens e o que muda diante do 2.0 e 1.4

Listen to this article

O HDMI Forum, grupo responsável pelo desenvolvimento do HDMI, anunciou as especificações referentes ao padrão 2.1, que deverá ser lançado em breve. A nova versão da interface de vídeo e áudio poderá transmitir conteúdo a 8K e 60 quadros por segundo, 4K a 120 quadros, além de aprimorar o suporte a HDR, proporcionado aumento de banda.

Assim como as versões anteriores, o HDMI 2.1 é retro compatível com dispositivos que usam interfaces de gerações mais antigas, como o 1.4b e o 2.0.

Vídeo, áudio e informações transmitidas pelo HDMI podem ser resumida em dados. E, nesse sentido, é interessante comparar a nova geração com a sua antecessora: enquanto o HDMI 2.0, versão mais atual disponível no mercado, chega a 10.2 Gbps (gigabits por segundo), o novo HDMI 2.1 vai oferecer banda de até 48 Gbps.

Outros avanços foram feitos em recursos de áudio e no suporte para o uso com games. O Game Mode VRR oferecerá taxa de atualização variável para as telas, permitindo que dispositivos (PCs ou consoles) exibam imagens mais fluídas na tela, sem defeitos ou artefatos associados com falta de sincronia entre monitor e placa de vídeo.

É importante ressaltar que, no momento, o anúncio das especificações para o HDMI 2.1 não significa sua disponibilidade imediata no mercado. Trata-se de um passo na consolidação do processo de instituição das especificações para que fabricantes comecem a utilizá-las em novos produtos.

origem: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2017/01/hdmi-21-vem-ai-saiba-vantagens-e-o-que-muda-diante-do-20-e-14.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.