ZigBee Alliance lança linguagem Dotdot como padrão universal de IoT

Listen to this article

Grupo que agrega mais de 400 empresas fabricantes de dispositivos de Internet das Coisas aposta no caráter unificador da nova linguagem

Enquanto os consumidores acompanham o surgimento de nova onda de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) domésticos na CES 2017 esta semana, o mercado ainda continua buscando uma tecnologia única que possa fazer todos esses dispositivos trabalharem juntos.

Nesse contexto, a ZigBee Alliance, um grupo de mais de 400 empresas que fabricam aparelhos usando o protocolo wireless ZigBee, anunciou nesta terça-feira (03/12) a Dotdot, sua proposta de linguagem universal para IoT.

Embora o ZigBee seja mais conhecido como um protocolo aberto de comunicações sem fio usado em muitos produtos domésticos de IoT, a Dotdot pode ser usada com qualquer tecnologia wireless. Ela define como os dispositivos dizem uns aos outros o que eles são e o que eles podem fazer, peça importante para garantir que objetos inteligentes diferentes dentro de uma casa façam as coisas juntos.

Por exemplo, se você instalar uma nova luminária conectada na sala e quiser que ela acenda sempre que a porta da frente for aberta, a trava ou o sensor conectado na porta precisará saber que a luz está lá e ser capaz de enviar comandos para ela.

Existem outras linguagens, chamadas de camadas de aplicação, interessadas em tornar-se a mais usada do mercado. A ZigBee Alliance garante que a Dotdot é mais madura do que outras camadas de aplicação, porque é baseada no ZCL (ZigBee Cluster Library), já usado pelos produtos fabricados pelas empresas da aliança ZigBee. 

O grupo já estendeu ZCL para trabalhar em dispositivos usando o protocolo de rede wireless Thread, que usa uma tecnologia de rádio semelhante à ZigBee. Agora, a Aliança diz que dispositivos em outros tipos de redes IP (Internet Protocol) também podem usar ZCL, que está sendo rebatizada de Dotdot.

O IP é tão universal que a Dotdot eventualmente conseguirá lidar com tarefas da camada de aplicação, como a descoberta de dispositivos em uma casa em redes que podem incluir Wi-Fi, Bluetooth, Ethernet e NB-IoT (Narrowband IoT), disse Daniel Moneta, que preside o grupo de marketing da ZigBee Alliance.

Os fabricantes de equipamentos que pertencem à aliança estavam pedindo por novos suportes de rede, disse o presidente e CEO da ZigBee, Tobin Richardson. O grupo espera começar a certificar produtos com a Dotdot ainda este ano e diz que os primeiros produtos oficiais podem ser lançados até o final do ano.

Na CES, a ZigBee vai demonstrar cerca de uma dúzia de protótipos Dotdot de vários fornecedores, incluindo termostatos, luzes, persianas e sensores. Mas todos os protótipos usarão Thread, que até agora é a única rede, sem ser a ZigBee, onde a camada de aplicação pode ser executada.

Enquanto isso, outras especificações destinadas a unificar IoT estão a caminho. A Open Connectivity Foundation (OCF), fundada no ano passado e recentemente fundida com a AllSeen Alliance, afirma que tem o apoio de gigantes como a Intel, Qualcomm, Microsoft e Samsung e será capaz de fazer da OCF a camada de aplicação comum para o IoT. A OCF também pretende demonstrar produtos interoperáveis na CES.

origem: http://idgnow.com.br/internet/2017/01/04/zigbee-alliance-lanca-linguagem-dotdot-como-padrao-universal-de-iot/

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.