QNAP exibe NAS com foco em IA e machine learning na CES 2018

Listen to this article

Além disso, companhia anuncia lançamento do QBoat Sunny, um mini-servidor para IoT

A QNAP Systems está apresentando inovações de armazenamento em rede e na área de inteligência artificial (IA) na CES 2018. As novidades incluem um novo kit de desenvolvimento de IA juntamente com um NAS acelerado por GPU com capacidades de machine learning, a última geração do mini servidor de IoT para aplicações privadas de pequena escala ou públicas de grande escala, assim como como um novo robô acompanhante inteligente que atua como um assistente com inteligência artificial para ambientes domésticos.

NAS preparados para IA

De acordo com uma recente pesquisa da Gartner, 59% das organizações ainda estão coletando informações para criar suas estratégias de IA, enquanto o restante delas já fez progressos realizando projetos piloto ou adotando soluções de IA. Visando atender essa tendência, a QNAP criou uma série de soluções de armazenamento em rede (NAS) otimizadas para IA e com placa gráfica (GPU) para viabilizar as tarefas computacionais voltadas à Inteligência Artificial.

No estande da QNAP na CES, a companhia realiza uma demonstração destas capacidades com o NAS TS-1277 de alto desempenho, equipado com um processador AMD Ryzen 7 1700 e com uma placa gráfica de última geração instalada.

A QNAP também está estreando o “QuAI”, um pacote para desenvolvedores de IA que permite rapidamente criar, treinar e otimizar modelos de IA executados nos produtos QNAP NAS para demonstrar os recursos de machine learning e apresentar resultados sólidos para serviços específicos baseados em modelos, como classificação de imagens.

“A QNAP está empenhada em ser uma pioneira no campo de IA e estamos contentes em apresentar nossas inovações de NAS destinadas à IA de aprendizado de máquina”, afirmou Meiji Chang, gerente geral da QNAP, acrescentando: “Enquanto a IA incorpora Big Data, alta computação na nuvem e algoritmos sofisticados, as soluções da QNAP são capazes de combinar esses elementos para ajudar as organizações a explorar experiências de usuário avançadas e agregar maior valor aos negócios”.

Falando efetivamente do lançamento de produtos, a QNAP exibe os quatro modelos abaixo:

TS-328: o primeiro NAS de 3 baias da QNAP que permite criar uma matriz RAID 5 com o mínimo de discos. Ele é equipado com um processador Realtek RTD1296 quad-core de 1,4 GHz com 2 ou 4 GB de RAM disponíveis, suporta transcodificação e reprodução de 4K, snapshots, backup e sincronização de arquivos entre dispositivos, bem como uma variedade de aplicações multimídia.

TS-x28A: NAS de entrada disponível com 1 ou 2 baias para usuários domésticos, equipado com um processador Realtek RTD1295 quad-core de 1,4 GHz com 1 GB de RAM. Ele oferece alto desempenho para funções de armazenamento, compartilhamento e transmissão de multimídia/dados, recursos completos de proteção de dados e arquivos, bem como suporte para snapshots baseados em blocos.

TS-x53Be: NAS de baixo custo disponível em 2 e 4 baias, equipado com processador Intel Celeron quad-core de 1,5 GHz com 2 ou 4 GB de RAM. Conta com duas saídas HDMI 4K e expansão PCIe que oferece amplas possibilidades futuras de atualização do NAS para adicionar recursos como cache SSD e conectividade 10GbE.

TVS-x73e: NAS de alto desempenho disponível com 4, 6 e 8 baias, equipado com uma APU AMD RX-421BD quad-core, até 64 GB de RAM DDR4, dois slots de SSD M.2 SATA de 6 Gb/s, duas saídas HDMI 4K e aceleração de transcodificação de vídeo 4K assistida por hardware. Ele conta com dois slots PCIe, oferecendo a flexibilidade de instalar placas de rede 10GbE, placas QM2 ou placas USB 3.1 de 10Gbps para satisfazer necessidades comerciais diversificadas.

QBoat Sunny: mini-servidor IoT

A CES 2018 também é a primeira oportunidade para usuários conferirem o recém-lançado “QBoat Sunny”, uma mini-servidor para IoT de uma =única placa de 12×12. O sistema já funciona com a plataforma Philips Hue, para oferecer iluminação inteligente, e com o Domotz, para gerenciamento e monitoramento de rede com controle remoto para profissionais.

Quando combinado ao Container Station e ao QIoT Suite Lite, o QBoat Sunny permite facilmente gerenciar e monitorar os aplicativos, dispositivos e dados de IoT para ter uma experiência de desenvolvimento de IoT simplificada e altamente eficiente, garante a QNAP.

Falando em especificações técnicas, o QBoat Sunny oferece um processador AnnapurnaLabs AL-314, com 2 GB de RAM e dois slots para SSDs SATA M.2, além de três portas 1000BASE-T, duas portas USB 3.1 de 1ª Geração Tipo A e um slot M.2 para instalação de módulo sem fio (tamanho 2230). Com isso, a placa pode conectar dispositivos, aplicativos e placas de desenvolvimento de IoT versáteis, bem como ser usado como um servidor para aplicações de IoT privadas/de pequena escala. Ele também pode servir como um gateway/nó de computação em nuvem para ambientes IoT públicos/de grande escala, atendendo a uma gama maior de projetos de IoT com funcionalidade completa e um preço acessível.

origem:  http://www.revistadigitalsecurity.com.br/2018-01-qnap-exibe-nas-com-foco-em-ia-e-machine-learning-na-ces-2018-2760570

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’                                                                                                                                                   

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.