Bosch lança primeira câmera com fusão de imagens e recursos de Machine Learning do mercado

Listen to this article

A Bosch trouxe para o mercado a primeira câmera com o conceito de fusão de imagens óticas e térmicas, a MIC IP Fusion 9000i. Esta novidade possui dois sensores de imagem, sendo um térmico e outro óptico, e faz uso de alto poder de processamento embarcado para combinar a análise de vídeos gerados por imagens térmicas nas imagens ópticas. Além disso, com o recurso de Machine Learning, o cliente pode treinar a câmera para reconhecer objetos específicos do ambiente monitorado. Vale ressaltar ainda que o Machine Learning também está disponível nas câmeras da linha 7000i.

Paralelamente ao lançamento da primeira câmera fusion do mercado, a Bosch apresenta a nova linha de câmeras IP – Flexidome e Dinion – nos modelos 4000i, 5000i e 6000i que agora contam com recursos embarcados de vídeo inteligente, além do algoritmo de compressão H.265. Com estes lançamentos, todas as câmeras IP Bosch, a partir da linha 4000, podem ser utilizadas para aplicações muito além do vídeo monitoramento, o que permite a otimização da segurança bem como o controle de processos.

As câmeras IP Bosch, além de capturarem as imagens com alta qualidade, possuem um ou dois processadores que analisam localmente as imagens capturadas e gera dados referentes a estas análises, que são conhecidos como metadados e contém informações, como: classificação do objeto diferenciando pessoa, carro, caminhão, moto, bicicleta ou coisa; velocidade; cor; tamanho; direção/sentido do movimento; etc. Os metadados podem ser analisados localmente para comparação com regras configuráveis tais como: cruzamento de linhas, velocidade máxima, tempo de permanência em determinadas áreas, sentido de fluxo, contagem de pessoas/objetos, tamanho de filas, etc. Caso alguma regra configurada seja encontrada nas imagens, vários tipos de alarmes podem ser iniciados automaticamente pela câmera, sem a necessidade de intervenção de um operador. Os metadados podem ainda ser gravados localmente e/ou enviados para gravação centralizada.

Existem duas versões de vídeo inteligente embarcado nas câmeras IP Bosch, o Essential Video Analytics (EVA) nas linhas 4000i, 5000i e 6000i, e o Intelligent Video Analytics (IVA) nas linhas 7000i e 9000i. O EVA é mais indicado para áreas onde a iluminação da cena é controlada, já o IVA é o mais recomendado para áreas externas bem como para cenas com probabilidade de existência de poeiras, neblinas e outros tipos de fumaças. O algoritmo de IVA é executado em um processador exclusivo, existente na própria câmeras e, portanto, possui maior capacidade para reconhecimento de possíveis falsos positivos nas cenas analisadas, como quedas de folhas, movimentos de árvores ou cercas, entre outros.

Origem: Revista Segurança Eletrônica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.