Livro do CGI.br documenta discussões internacionais sobre governança da Internet

Listen to this article

Lançamento aconteceu durante 5ª turma do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet

A compilação dos relatórios dos dez primeiros anos do Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), principal espaço de discussão internacional sobre governança da Internet, foi publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Produzido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e lançado durante a 5ª turma do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet (EGI), o livro “Fórum de Governança da Internet: Relatórios dos dez primeiros anos do IGF” reúne tradução inédita dos relatórios de 2006 a 2015. Pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema podem fazer o download gratuito por meio do endereço: http://cgi.br/publicacoes/indice/livros/.

O livro integra a coleção “Cadernos CGI.br – Referências”, iniciativa do CGI.br para incentivar o debate sobre a governança da Internet com documentos fundamentais e estudos sobre o tema.

A introdução é de Flávio Rech Wagner, ex-conselheiro do CGI.br e membro entre 2015 e 2017 do Grupo de Aconselhamento Multissetorial (MAG, na sigla em inglês) , grupo de trabalho da ONU encarregado da programação do IGF, e apresenta a estrutura do evento e o contexto que levou à criação do Fórum, realizado anualmente sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (ONU). “O IGF definitivamente encontrou seu lugar no cenário internacional, constituindo-se em um fórum único e hoje insubstituível. É reconhecido como um espaço privilegiado para o debate integrado de aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos que são inseparáveis do uso e do desenvolvimento da Internet”, escreve.

O livro traz ainda a análise de eventos que marcam a história recente da governança da Internet, a importância e os desafios do multissetorialismo, além de perspectivas para o futuro. Em uma entrevista concedida a Flávio Wagner, Carlos A. Afonso, ex-conselheiro do CGI.br e um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil ressalta: “A grande relevância do IGF é ter mobilizado, em termos planetários, a ideia de que a governança é algo importante e de que precisamos seguir as políticas que os governos de nossos países estão propondo ou realizando e comparar com as de outros países”.

Lançamento e vídeo

Para marcar o lançamento da publicação durante a EGI – iniciativa do CGI.br e NIC.br que é referência brasileira para capacitação e construção de conhecimento sobre governança da Internet – foi exibida pela primeira vez uma entrevista com Carlos A. Afonso sobre sua trajetória desde o início da Internet no Brasil. Na ocasião houve um debate com a participação do entrevistado, mediado por Diego Canabarro, membro da Assessoria às Atividades do CGI.br. O vídeo com a entrevista de Carlos A. Afonso está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KvCWjq5eHYU.

Origem: nic.br

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.