O que é tendência em segurança perimetral?

Listen to this article

Dentro do setor de soluções de segurança, a segurança perimetral, às vezes, tende a ficar em segundo plano. Para muitos clientes, o conceito de proteger o perímetro vem depois de soluções de vigilância por vídeo e sistemas de controle de acesso. Mas isso não diminui de forma alguma sua necessidade. Na verdade, em locais de alto risco, como infraestrutura crítica, o uso de soluções de segurança perimetral é fundamental.

De acordo com Dewar, algo que está recebendo muita atenção é o aumento de sensores PIDS físicos com análise de vídeo. Os avanços na visão computacional aprimoraram as capacidades de análise de vídeo, ao mesmo tempo em que diminuíram o custo, disponibilizando a tecnologia para clientes anteriormente carentes.

“Nesses cenários, os sensores PIDS continuam sendo o principal meio para detectar possíveis intrusões, enquanto a análise de vídeo aprimora e caracteriza a detecção de invasões”, acrescentou ele. “Por exemplo, o rastreamento de pessoas e veículos pode melhorar a precisão de rastreamento e classificação, a PTZ automática melhora a cobertura de vigilância e reduz os recursos de pessoal de segurança, e o reconhecimento de placas permite a lista negra de veículos em um local”.

Desenvolvimentos em algumas áreas tecnológicas modernas, como a inteligência artificial (IA), também estão desempenhando um papel fundamental nesse sentido. De acordo com Martin Lomberg, GM para EMEA na Southwest Microwave, a IA para análise de vídeo se mostrou popular nos últimos anos. Avanços como reconhecimento automático de placas e reconhecimento facial estão crescendo em demanda. No entanto, ele acrescentou que a precisão ou confiabilidade de tal tecnologia pode ser um risco, já que essas soluções continuam sendo refinadas.

Falando sobre o que é visto no mercado no momento, Dewar disse que a iluminação de perímetro inteligente tornou-se um divisor de águas no setor, já que os novos produtos fornecem recursos de dissuasão e detecção em um único pacote.

Outra tendência que a Dewar encontra no mercado é a mudança no papel dos sensores de detecção de intrusão montados em cercas. Esses sensores continuam a crescer em popularidade, já que normalmente oferecem o melhor “barulho” para segurança do perímetro. Novos desenvolvimentos neste campo incluem soluções simplificadas para detecção em áreas de portões (por exemplo, sensores de porta sem fio) e soluções de fibra de alcance mais econômicas para locais menores – tudo isso está levando a um aumento crescente de verticais emergentes como data centers, hubs de distribuição e fábricas.

Origem: Revista Segurança Eketronica

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.