Internet das Coisas: quatro usos da tecnologia já disponíveis no Brasil

Listen to this article

Internet da Coisas (IoT) ainda não emplacou no Brasil, diferente do que já acontece nos Estados Unidos, que conta com grande oferta de produtos e tecnologias para comprar. Entretanto, o mercado nacional já tem opções para quem deseja adquirir dispositivos conectados para ajudar no dia a dia.

Confira a seguir quatro eletrônicos conectados que deixam sua casa inteligente e podem ser encontrados no Brasil:

Lâmpada inteligente:

Philips Hue Ambiance Starter Kit conta com três lâmpadas e uma ponte Hue. O conjunto deixa o usuário personalizar a iluminação de casa por meio do celular Android ou iPhone (iOS), tablet ou smartwatch.

Segundo a fabricante, são 16 milhões de opções de cores, sendo o acessório capaz de sincronizar e alterar os tons de acordo com filmes e músicas ambientes. Com conectividade Wi-Fi, os dispositivos podem ser controlados mesmo fora de casa e, ainda assim, prometem consumir cinco vezes menos energia que as lâmpadas halógenas tradicionais.

Máquina de lavar conectada

Lava & Seca QDrive, da Samsung, promete acabar com a dúvida sobre qual tipo de lavagem é o ideal para cada situação. Equipado com sistema de inteligência artificial e conectividade Wi-Fi, o eletrodoméstico garante ao usuário a possibilidade de consultar o ciclo correto a ser aplicado de acordo com a roupa, cor e nível de sujeira. As informações são enviadas diretamente para o smartphone.

A fabricante garante que a máquina é capaz de lavar até 5 kg de roupas em 39 minutos, o que deve reduzir o consumo de energia.

Ar-condicionado com Wi-Fi

O Split Digital Inverter Frio Wind Free é outro aparelho conectado da Samsung disponível para comprar no Brasil. O ar-condicionado conta com conexão Wi-Fi e pode ser programado à distância, via aplicativo de celular, para ligar ou desligar. Outra possibilidade é alterar as configurações do aparelho mesmo estando fora de casa.

O eletrodoméstico promete ainda economizar até 72% de energia em relação aos aparelhos tradicionais, além de manter a temperatura ambiente sem precisar desligar e ligar. Segundo a fabricante, isso o torna mais silencioso que os demais modelos de ar-condicionado. A Samsung afirma ainda que o equipamento é capaz de reduzir as bactérias e os vírus em até 99%, capturando o pó contaminante e perigoso no ambiente, além de alérgenos.

Câmera smart

Uma das opções para brasileiros de monitorar a casa ou escritório por meio de dispositivos móveis é a câmera Omna 180 Cam HD, da D-Link. O dispositivo, que funciona de forma integrada com a tecnologia AppleHomeKit, apresenta lente grande-angular de 180° com visão noturna, tem microfone alto-falantes integrados e filma em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Equipado com sensor de movimento, o aparelho emite alertas para o dono da propriedade e grava sempre que um movimento é detectado, com a opção de fazer vídeos dessas situações.

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.