Processador neuromórfico faz inteligência artificial 200 vezes mais rápido

Listen to this article

Engenheiros da IBM estão desenvolvendo uma nova arquitetura de computador, melhor equipada para lidar com a carga de dados exigida pelas aplicações de inteligência artificial.

O novo conceito, inspirado no cérebro humano, superou em larga margem os computadores convencionais nos primeiros testes comparativos.

Os computadores de hoje são construídos segundo a arquitetura von Neumann, desenvolvida na década de 1940. Os sistemas de computação von Neumann têm um processador central (CPU) que executa a lógica, uma unidade de memória, sistema de armazenamento permanente e dispositivos de entrada e saída. Os computadores inspirados no cérebro, por sua vez, contam com unidades coexistentes de processamento e memória – cálculo e memória são funções do mesmo componente.

“No cérebro, as sinapses tanto computam quanto armazenam informações. Nesta nova arquitetura, que vai além da von Neumann, a memória tem que desempenhar um papel mais ativo na computação,” disse Abu Sebastian, coordenador deste trabalho.

A arquitetura neuromórfica se baseia em três diferentes níveis de inspiração no cérebro.

1º nível

Explora o estado dinâmico do dispositivo de memória para executar cálculos computacionais na própria memória, similar ao modo como a memória e o processamento do cérebro são colocalizados.

2º nível

Baseia-se nas estruturas de rede sináptica do cérebro, usadas como inspiração para a construção de matrizes de pentes de memória de mudança de fase (PCM) para acelerar o treinamento das redes neurais profundas.

3º nível

A natureza dinâmica e estocástica dos neurônios e sinapses inspirou a equipe a criar um substrato computacional para a criação de redes neurais de impulsos (spiking neural networks).

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.