Golpes em roteadores e ‘modas’ das lan houses são destaques de outubro

Listen to this article

Principais assuntos também envolveram ataques com criptomineradores, listas de notebooks e o primeiro roteador mesh da D-Link

O sofisticado malware GhostDNS foi uma das principais notícias no mundo da informática no mês de outubro. O vírus tinha como alvo roteadores de todo o mundo, sendo a maioria do Brasil. Além disso, o país foi líder no número de vítimas de ataques com criptomineradores. Coincidentemente, leitores mostraram, no mesmo período, interesse especial pelo lançamento do roteador D-Link Covr, que é do tipo Mesh e, por isso, conta com software mais protegido contra invasões.

Outubro também foi mês de relembrar velhos costumes de quem viveu a adolescência nos anos 2000 e era assíduo das lan houses. Por fim, outro destaque no TechTudo foi a lista com os notebooks da Dellequipados com processador Intel Core i3 à venda no Brasil. Veja a seguir mais detalhes sobre os assuntos que estiveram em alta nas últimas semanas.

1. Malware GhostDNS

O principal assunto do mês na editoria de informática foi o ataque de escala mundial realizado com uso do malware GhostDNS. O código malicioso infectou mais de 100 mil roteadores – 87% deles no Brasil – para sequestrar dados trafegados pela rede, incluindo senhas de bancos

O malware invade roteadores que não tiveram a senha de acesso alterada e modifica o serviço de DNS padrão. Com a mudança no servidor, o vírus passa a direcionar o usuário para sites falsos infectados para roubar as informações do usuário. 

2. Ataques de criptomineração

A exploração de uma vulnerabilidade em roteadores da Mikrotikdescoberta em julho, culminou em mais de 85 mil roteadores infectados com criptomineradores apenas no Brasil. Segundo a Avast, links maliciosos foram bloqueados pelo antivírus da empresa 22,4 milhões de vezes desde o início dos ataques. Os números fizeram do país o líder no ranking de vítimas mundiais.

A tática consistia em instalar códigos no computador que fazem a máquina trabalhar em redes de criptomoedas.

3. Lan houses nos anos 2000

Uma lista de curiosidades sobre as lan houses nos anos 2000 também ganhou o gosto do leitor do TechTudo em outubro. Usuários lembraram como era jogar a versão original do Counter Strike em rede local, usar a webcam que não se tinha em casa, ou imprimir trabalhos da escola. A internet lenta desses lugares não parecia impedir que eles ficassem sempre lotados – afinal, ninguém tinha conexão por fibra ótica ainda.

4. Roteador Mesh D-Link

O Covr é o primeiro roteador do tipo Mesh da D-Linkanunciado durante a CES 2018. O dispositivo combina emissor e repetidor de sinal para ampliar o alcance da rede sem fio. Já com lançamento confirmado no Brasil para 2019, o kit será o primeiro concorrente do Deco M5, da TP-Link, no país. 

Roteadores Mesh vêm ganhando popularidade na esteira dos ataques voltados aos equipamentos mais tradicionais. Dispositivos do tipo são mais inteligentes e contam com software que pode ser atualizado mais facilmente, como o smartphone. Por isso, tendem a ser mais seguros.

5. Notebooks Dell com Intel Core i3

Notebooks com processador Intel Core i3 vêm ficando mais potentes a cada ano, e ainda são a principal opção para quem dispensa os mais robustos i5 e i7. Em outubro, o TechTudo listou os principais modelos da Dell nesse segmento, com opções que oferecem toda a variedade de memória RAM, tamanho, tela e sistema operacional.

Apesar de não ser dedicado para tarefas mais pesadas, como edição de vídeo ou jogos, o processador Core i3 pode ser uma boa alternativa para quem quer se manter na principal linha da Intel sem gastar tanto.

Origem: Tech Tudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.