Dez mitos e verdades sobre Wi-Fi rápido

Listen to this article

Desvende os mitos mais comuns e conheça algumas dicas que podem aprimorar sua rede

Instalar e usar bem um roteador é essencial para conseguir o melhor alcance possível de sinal Wi-Fi. É importante escolher o local ideal, utilizar a frequência correta ajustar as configurações, entre outras ações. Apesar disso, os usuários ainda podem ter dúvidas sobre como aproveitar ao máximo as redes wireless, e algumas práticas, que podem parecer muito boas, na verdade, não trazem ganho algum.

1. Colocar o roteador no alto melhora o sinal do Wi-Fi

Verdade. O posicionamento do roteador é um fator importantíssimo para o desempenho da rede. Por isso, sempre que for instalar esse tipo de equipamento, observe o possível diâmetro para o sinal da Internet, evitando lugares que coloquem muitos obstáculos à frente do transmissor.

2. Trocar a antena do roteador pode deixar o Wi-Fi mais rápido

Verdade. Se seu roteador possui antenas externas para transmissão do sinal, verifique se é possível substituí-las para impulsionar sua rede. Normalmente, essas antenas são rosqueadas nos equipamentos, o que torna a troca muito simples.

3. Uma latinha de alumínio pode melhorar o sinal de Wi-Fi

Verdade. Uma maneira de direcionar melhor o sinal de sua rede Wi-Fi é anexando uma lata de alumínio aberta como uma espécie de “tela” em volta da antena. O metal da lata reflete as ondas e, de acordo com o posicionamento, poderá intensificar o sinal da rede. Esse “truque” pode ser uma boa opção quando a substituição das antenas não é possível, mas vale ressaltar que alcance da rede não vai aumentar, ele será apenas melhor direcionado.

4. Quanto maior a frequência da rede, maior a velocidade

Mito. É comum que roteadores modernos transmitam o sinal de Wi-Fi em duas frequências: 2,4 e 5 GHz. Esses valores, no entanto, não se referem especificamente à velocidade, e têm mais a ver com o alcance. As redes 2,4 GHz são indicadas para emitir o sinal para distâncias maiores, com maior incidência de barreiras, já que esse tipo de onda atravessa obstáculos com mais facilidade

5. Aparelhos elétricos e espelhos prejudicam a conexão

Verdade. Alguns dispositivos, como telefones sem fio, babás eletrônicas, entre outros aparelhos que utilizam ondas de rádio, podem comprometer a qualidade de transmissão de seu roteador. Isso acontece porque esses eletrônicos utilizam canais comuns aos roteadores. Por isso, é interessante deixar seu dispositivo em uma posição isolada em relação a outros eletrônicos. Outra dica é habilitar a alteração automática de canais mais utilizados.

6. Limpar o cache melhora a velocidade

Mito. Por mais que pareça fazer sentido, limpar o cache, ou mesmo apagar os dados de seu navegador, não vai fazer com que sua Internet ganhe velocidade. A rapidez com que a conexão flui está relacionada à rede, enquanto os dados contidos no navegador estão relacionados apenas ao software em si. Portanto, não há ganho algum em relação ao desempenho do Wi-Fi.

7. Quando o sinal está ruim, a saída é trocar o roteador

Mito. Antes de trocar seu roteador, o ideal é observar se o equipamento está posicionado e configurado corretamente. Colocar um novo equipamento em um cenário que não favoreça o uso de todos os seus recursos não vai, necessariamente, trazer ganhos em relação ao dispositivo substituído.

Novos roteadores TP-Link são compatíveis com padrão Wi-Fi 6, alta qualidade e preço

8. Utilizar mais de um roteador melhora o sinal

Mito. Se a ideia é melhorar o alcance do sinal Wi-Fi, incluir outro roteador na rede nem sempre é a melhor saída. Colocar dois ou mais dispositivos trabalhando em um mesmo ambiente pode fazer com que eles utilizem a mesma frequência de transmissão, povoando demais os canais e comprometendo o sinal.

9. É recomendável reiniciar o roteador esporadicamente

Verdade. O roteador fica ligado praticamente o tempo todo, o que pode gerar um superaquecimento de seus componentes e, consequentemente, mau funcionamento. Logo, desligá-lo por períodos em que você não vai precisar de conexão pode ser uma medida interessante para preservar o equipamento, restabelecer a qualidade do sinal e permitir que ele tenha uma vida útil maior.

10. Muitos usuários conectados comprometem a velocidade

Verdade. Diversos dispositivos conectados à mesma rede podem levar a uma perda de desempenho. Por isso é importante observar as configurações de seu roteador para garantir seu funcionamento em diversas situações. Como vimos anteriormente, utilizar a rede de 5 GHz pode auxiliar em ambientes em que há muitos dispositivos conectados, assim como é importante observar o direcionamento do sinal para a posição que contemple o maior número de usuários.

Origem: Techtudo

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.