Fluke Networks apresenta tecnologia pioneira para teste de fibra bidirecional

Listen to this article

O Smartloop™ permite testar dois links de fibras, separados, em um único teste e oferece resultados médios bidirecionais instantâneos. Isto não só elimina a necessidade levar o equipamento até a outra extremidade da conexão para a realização dos testes, como também reduz o seu tempo em mais de 50% só para os testes.

 A Fluke Networks, líder mundial no fornecimento de soluções de teste de rede e monitoramento, acaba de anunciar a disponibilidade do recurso Smartloop™ para o seu testador de fibras corporativas OptiFiber® Pro OTDR, tornando-se o primeiro OTDR (refletômetro óptico no domínio de tempo) que vem de fábrica com a capacidade de testar dois links de fibras, separados, em um único teste. A nova funcionalidade oferece resultados médios bidirecionais instantâneos, conforme o padrão exigido pela Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA-568.3-D), e reduz o tempo necessário para testar fibras em mais de 50%.

Com o Smartloop, os usuários não precisam mais percorrer até a extremidade do link da fibra para realizar testes bidirecionais, aumentando a rentabilidade de cada projeto. A Fluke Networks vem investindo fortemente para melhorar o OptiFiber Pro OTDR, que faz parte da linha Versiv, sistema de certificação de cabeamento líder da indústria.

A empresa americana Integrity Networks, fornecedora de serviços de comunicação e instalação de infraestrutura para cabos de cobre e fibra de rede em todo território americano e países da costa do Pacífico, pode comprovar a eficiência da nova tecnologia da Fluke Networks. Os técnicos da filial de Anchorage, no Alasca, trabalhavam em um grande projeto para uma empresa de energia que exigia profissionais testassem mais de 1.400 links de fibras bidirecionais. A tarefa foi ainda mais complicada pelo clima de inverno e, tanto a temperatura como as considerações ambientais, tornaram o projeto um desafio perigoso para os técnicos, que precisavam transitar entre os edifícios para a realização dos testes em ambas as extremidades da fibra.

“Quando conheci o Smartloop, pensei que seria a resposta ideal para o nosso desafio. Uma vez que chegamos, nossa equipe dominou rapidamente o funcionamento do OptiFiber Pro”, disse Randy Sherman, Gerente da Integrity Networks para a região do Alasca. “Utilizando o Smartloop, a economia que tivemos em nosso primeiro trabalho custeou o testador.”

“Os peritos e órgãos normativos sabem que a média bidirecional é a única maneira exata para realizar medições de OTDR”, explica Richard Landim especialista de produtos da Fluke Networks Brasil. “Sem esse dado, há um risco de falsas falhas e desperdício de tempo na resolução de problemas que não existem. Entretanto, os usuários relutam em realizar esta medição por conta do tempo e da complexidade. A nova tecnologia Smartloop torna mais fácil e rápida a execução desta importante função. Agora, os clientes não têm que escolher entre fazê-lo direito e fazê-lo rápido”, complementa o executivo.

O OptiFiber Pro com recurso Smartloop da Fluke Networks utiliza algoritmos patenteados para testar automaticamente duas fibras ao mesmo tempo. A tecnologia separa as fibras para análise e trás uma visualização individual para aprovação/reprovação, aumentando ainda mais a facilidade e velocidade de teste, especialmente em ambientes onde o ponto mais distante é difícil ou perigoso de se atingir.  

Com o OTDR SmartLoop, os instaladores e empreiteiros de cabeamento de fibra óptica podem reduzir o tempo que gastam no local e evitar a perda ou danificação dos equipamentos de teste, mantendo-os fora de ambientes inseguros.

O recurso de teste bidirecional Smartloop é um complemento para o OTDR OptiFiber Pro. Os clientes que já possuem o equipamento podem fazer um upgrade gratuito no site da Fluke Networks.

 

origem: http://www.flukenetworks.com/


Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.