Tudo sobre o Wi-Fi 6: quais são as vantagens do novo padrão de rede sem fio

Listen to this article

Com o passar dos anos, cada vez mais aparelhos inteligentes são integrados à rede doméstica de internet. Em uma família de cinco pessoas, já temos praticamente cinco smartphones usando a mesma rede Wi-Fi, isso sem contar com computadores e outros dispositivos inteligentes. Para dar conta de tamanha demanda, vem aí uma nova geração de rede sem fio, o Wi-Fi 6.

Com a promessa de redes capazes de suportar mais dispositivos conectados simultaneamente sem perda de velocidade, o Wi-Fi 6 é o novo padrão de redes sem fio que começa a chegar a partir deste ano. 

O que é Wi-Fi 6?

Essa é a nova nomenclatura da próxima geração das conexões de internet sem fios, anteriormente conhecida como 802.11ax. Este novo padrão continua servindo para o mesmo propósito, ou seja, conectar dispositivos inteligentes à Internet, porém, faz isso de forma mais rápida e eficiente do que a rede sem fio atual, conhecida por 802.11ac (chamada agora de Wi-Fi 5).

Quais são as vantagens do Wi-Fi 6?

1 – Velocidade 

De acordo com a Huawei, o Wi-Fi 6 pode chegar a uma velocidade de até 9,6 Gbps. Para ser ter uma ideia, a atual geração chega a 3,5 Gbps. Além disso, o Wi-Fi 6 funciona nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. 

No entanto, estes 9,6 Gbps não precisa ir para um único dispositivo, mas podem ser divididos por toda a rede de dispositivos. Em outras palavras, teremos um potencial de velocidade maior para cada aparelho conectado à rede.

2 – Mais dispositivos conectados

Essa capacidade de múltiplas conexões simultâneas das redes Wi-Fi 6 as torna, por assim dizer, extremamente importantes neste momento. A expectativa é de que essas redes consigam lidar com até oito dispositivos conectados simultaneamente sem perda de velocidade em nenhum deles. Hoje em dia, por exemplo, os pontos de acesso Wi-Fi precisavam dividir a largura de banda entre os múltiplos usuários, o que não será mais necessário com o Wi-Fi 6.

No cotidiano, isso significa que, enquanto alguém estiver assistindo a uma série no Netflix, outra pessoa pode usar o PS4 para jogar com outros gamers online e outra pessoa possa fazer uma videochamada em 4K, tudo ao mesmo tempo,com a qualidade da conexão estável em todos os aparelhos, mesmo dividindo a rede com outros dispositivos inteligentes, como assistentes de voz, sensores de temperatura, interruptores de luz e assim por diante.

3 – Economia de energia

A parte boa de tudo isso é que, com o upgrade da tecnologia, apesar de adicionar novos recursos, o novo padrão não exige mais energia. Pelo contrário, o Wi-Fi 6 também foi pensado para ser mais econômico.

Nem todos os dispositivos irão se beneficiar desta função, pois um computador em uso, por exemplo, está constantemente conectado e enviando sinal para o reteador. Porém, smartphones e outros aparelhos que permanecem inativos por determinado período de tempo, poderão economizar mais energia na rede Wi-Fi 6.

4 – Segurança

O Wi-Fi 6 também é mais seguro. Para serem comercializados, além do suporte para recursos específicos, como OFDMA, MU-MIMO, beamforming, 1024-QAM e Target Wake Time, é imprescindível que os roteadores ofereçam suporte à criptografia WPA3. Caso contrário, não serão certificados pela Wi-Fi Alliance

O padrão Wi-Fi 6 é super recente, assim como a tecnologia 5G. Para que uma dispositivo ofereça tal tecnologia, as fabricantes precisam adicionar os devidos componentes de hardware. Desta forma, o sinal do roteador Wi-Fi 6 será reconhecido pelo dispositivo com tecnologia de sexta geração e haverá a transmissão de dados. 

O Wi-Fi 6 faz uso de duas tecnologias principais: MU-MIMO e OFDMA.

O MU-MIMO (Multi-Usuário, Entrada Múltipla, Saída Múltipla) já é encontrado em roteadores e dispositivos modernos, e também funciona como função-chave do Wi-Fi 6. É através dessa tecnologia que um roteador se comunica com vários dispositivos de forma simultânea.  

A diferença entre os roteadores atuais e a próxima geração é que, como dito anteriormente, o MU-MIMO no Wi-Fi 6 permitirá comunicar com até oito dispositivos ao mesmo tempo (hoje são apenas quatro).

Origem: Olhar Digital

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.