O supercomputador mais rápido do mundo chega aos EUA em 2021

Listen to this article

Com o nome de Frontier, a máquina tem tem tanta capacidade de processamento quanto os 160 supercomputadores mais rápidos da atualidade combinados

A história da indústria de computação é de constante progresso. Agora ela está recebendo um novo “monstro” chamado Frontier, uma máquina de US $ 600 milhões com tecnologias Cray e AMD e que pode se tornar a mais rápida do mundo quando chegar ao Oak Ridge National Laboratory em 2021.

O supercomputador deve ser capaz de executar mais de 1,5 exaflops de processamento. Sua velocidade será cerca de 10 vezes mais rápida do que a do recordista atual no ranking de supercomputadores Top500, uma máquina chamada Summit, fabricada pela IBM, também em Oak Ridge. O Frontier deve ultrapassar em 1 exaflops um outro supercomputador, desenvolvido pela Cray-Intel, que traz o codinome Aurora e que deve ser construído em 2021, no Laboratório Nacional Argonne.

O Frontier é um sistema científico aberto, o que significa que está disponível para os pesquisadores acadêmicos realizarem simulações e experimentos. Consequentemente, o laboratório espera que o supercomputador seja usado para uma ampla gama de projetos em várias disciplinas, incluindo não apenas tarefas tradicionais de modelagem e simulação, mas também mais técnicas baseadas em dados para inteligência artificial e análise de dados.

O novo supercomputador é o exemplo mais avançado do que é conhecido como “computação exascale”. Essa é a capacidade de computação da próxima geração, na qual a capacidade de processamento é medida em exaflops ou quintilhões de cálculos por segundo. Entretanto, mesmo que o Frontier dê aos EUA o título de computador mais rápido do mundo, a China é quem abriga o maior número dessas máquinas, tendo 227 dos 500 existentes, enquanto os americanos possuem 109.

Segundo o portal The Verge, uma escala desse tipo tem tanta capacidade de processamento quanto os 160 supercomputadores mais rápidos combinados. Ele será capaz de lidar com uma quantidade impressionante de dados, com uma largura de banda 24.000.000 vezes maior que a conexão de internet doméstica média, sendo capaz de processar 100.000 filmes em HD em um segundo.

Origem: Olhar Digital

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.