Segurança na internet: mantenha seus dispositivos protegidos

Listen to this article

Aumente sua segurança na internet com dicas simples

1. Mude já as senhas e as configurações-padrão

Essa é a porta de entrada mais fácil para um hacker. Portanto, este é o primeiro passo para ter o mínimo de segurança na internet. Tenha regras para as senhas de seu roteador e outros dispositivos que acessam à rede: não utilize senhas fáceis de serem reproduzidas ou relacionadas a você, como sua data de aniversário ou de pessoas próximas. Crie códigos aleatórios, alternando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, e mude-as periodicamente, a cada três meses, pelo menos.

Outra sugestão é nunca utilizar a mesma senha para diferentes contas. Se achar complicado memorizar diversas senhas, você pode hoje usar gerenciadores que te ajudam nessa tarefa.

Em relação às configurações-padrão, certifique-se de que as especificações habilitadas de fábrica garantem segurança. Caso contrário, verifique item por item e selecione os que possam proteger mais sua rede e dispositivos – evite habilitar compartilhamentos desnecessários.

Para smatphones, caso opte por adquirir um modelo já usado, procure restaurar as configurações originais, ou “de fábrica”, antes de começar a usá-lo e ajuste-o conforme as orientações acima. Evite adquirir um dispositivo móvel que tenha sido ilegalmente desbloqueado (jailbreak) ou cujas permissões de acesso tenham sido alteradas. Esta prática, além de ser ilegal, pode violar os termos de garantia e comprometer a segurança e o funcionamento do aparelho.

Atenção: os gravadores digitais de vídeo (DVRs e NVRs) também vêm com uma senha-padrão de fábrica (default), por isso, altere-a imediatamente assim que instalar o produto. Outra dica é trocar as portas-padrão desses aparelhos, assim você diminui a vulnerabilidade e reduz as chances deles serem encontrados na rede e ter suas imagens prejudicadas. Caso já tenha o produto instalado, converse com um técnico especializado e solicite essa troca de senha assim como a atualização do sistema.

2. Nunca use a função DMZ para redirecionar portas

Alguns equipamentos, como os roteadores, possuem a função DMZ (demilitarized zone), que serve para “retirar” da zona de segurança um determinado equipamento da rede. Dependendo da forma como essa função for usada, por exemplo, para facilitar o redirecionamento de portas, pode deixar a rede totalmente desprotegida. Nesse caso, verifique no manual dos produtos como efetuar o redirecionamento das portas da melhor maneira.

3. Faça uma barreira eficiente com firewalls de rede

Tenha sempre um firewall na sua rede. Os firewalls são dispositivos de segurança que monitoram o tráfego de entrada e saída da rede, permitindo ou bloqueando tráfegos específicos, de acordo com um conjunto de regras pré-definidas. Assim, garantem proteção aos dados na rede e também a confidencialidade deles. Mantenha-os sempre atualizados, para que não apresentem problemas de incompatibilidade ou no processamento de dados, causando lentidão ou travamento da sua rede.

Atenção: neste aspecto, também tenha atenção com os equipamentos de segurança da residência, mantendo os firmwares deles sempre atualizados.

4. Não ignore as atualizações dos sistemas operacionais e dos softwares

O segredo é usar sempre a versão mais atual do seu sistema operacional para qualquer dispositivo eletrônico . A cada nova versão, o sistema fica menos vulnerável contra os ataques, pois seus desenvolvedores já corrigiram falhas anteriores.

Em desktops e notebooks, use sempre softwares atualizados em todos os navegadores da Web, sistemas operacionais, plug-ins e editores de documentos. Quando você receber notificações para atualizar seu software, faça isso o quanto antes. Revise o software regularmente para saber se você está usando a versão mais recente disponível.

Outro ponto: diga adeus aos programas piratas! Os hackers são atraídos por softwares ilegais. É como se fossem um ponto de apoio para o criminoso virtual. Eles oferecem diversos riscos já que um programa alterado para distribuição ilegal pode incluir mais facilmente um vírus. Além disso, esses programas precisam de arquivos conhecidos como “crackers” que normalmente exigem permissões administrativas, facilitando ainda mais uma futura invasão.

Em relação aos smartphones, siga as mesmas regras. Além disso, seja cuidadoso ao instalar aplicações desenvolvidas por terceiros, como complementos, extensões e plug-ins. Procure usar aplicações de fontes confiáveis e que sejam bem avaliadas pelos usuários, verificando comentários e se as permissões necessárias para a execução são coerentes com a destinação da aplicação

5. Evite tentativas de phishing

phishing é uma tentativa de enganar você para que revele informações pessoais críticas, como uma senha. Como ele pode ter várias formas, é importante que você saiba como reconhecer sites e e-mails suspeitos. Por exemplo, um hacker pode criar uma página falsa de login que parece legítima. Quando sua senha for revelada, ele poderá acessar sua conta ou invadir sua máquina.

Portanto, nunca clique em links duvidosos; verifique cuidadosamente o URL para garantir que você só insira seus dados em sites ou apps legítimos (antes de enviar qualquer informação, verifique se o endereço é conhecido e sem histórico de problemas, e se o certificado “https” foi gerado por uma entidade confiável. Os próprios navegadores têm incorporado mecanismos para ajudar nisso); verifique os arquivos antes de fazer o download; e nunca clique em links suspeitos nem digite informações pessoais em pesquisas ou formulários duvidosos, como de prêmios falsos e presentes enviados por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou SMS.

Quando seus filhos ou outras crianças e jovens estiverem navegando, utilize o controle parental para aumentar a proteção on-line.

6. Cuidado ao utilizar redes Wi-Fi públicas

Tome muito cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas, especialmente aquelas que não exigem senha. Algumas podem ser “iscas” para capturar dados dos dispositivos conectados a ela. Outras podem redirecionar para sites falsos.

Também não utilize estas mesmas redes ou computadores públicos para acessar informações sigilosas, como dados bancários. Elas podem estar programadas para reter informações como número da conta e senha de acesso.

Outro cuidado ao usar computadores e redes fora de casa: ao acessar seu e-mail, sua conta em uma loja on-line, seu perfil em redes sociais, ou qualquer outro serviço que exige nome de usuário e senha, clique no botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente realiza este procedimento simplesmente fechando a janela do navegador ou entrando em outro endereço a partir dali.

7. Faça backups regulares: quando foi a última vez que você fez um?

Os backups não irão te ajudar a garantir a segurança na internet, mas você irá agradecer caso futuramente tenha alguma invasão ou perda. Com essas cópias de segurança, os problemas poderão ser resolvidos mais facilmente e não será preciso recomeçar do zero. Os backups devem ficar armazenados em dispositivos fora da rede e em locais seguros, ou então em nuvem (cloud computing), e provedores conhecidos.

Envolva e estimule todos que moram com você ou utilizam sua rede para garantir mais segurança na internet. Lembrando que os hackers estão sempre um passo à frente e, enquanto você estiver tomando estes cuidados necessários, as ameaças virtuais vão ficando cada vez especializadas. Então, esteja sempre atento! E além dessas dicas, prefira sempre dispositivos de marcas conhecidas, de confiança e que ofereçam suporte técnico.

No site Internet Segura, mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, você pode encontrar diversos conteúdos sobre o assunto, inclusive alguns específicos, voltados para pais, crianças, adolescentes, educadores entre outros públicos.

Viu como é simples ter mais segurança na internet para proteger seus dispositivos? Basta começar com ações simples como essas e ir evoluindo para práticas mais avançadas, contando, principalmente, com o apoio de especialistas na área.

Origem: Intelbras

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.