Confira as novidades e os principais momentos do 8º Congresso Catarinense das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança

Listen to this article
Várias novidades, networking e parcerias estratégicas marcaram 8º Congresso Catarinense das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, uma realização do SIESE-SC (Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança de Santa Catarina), que ocorreu no dia 15 de agosto. Além disso, este ano, o SIESE-SC aproveitou o momento do já reconhecido congresso para realizar mais dois eventos: o Almoço das Diretorias dos SIESEs e o Workshop Segurança para Condomínios.
O evento mais importante do mercado de segurança eletrônica do estado reuniu mais de 200 lideranças do segmento e contou com o patrocínio da Segware, SIAM, DigitalSat, MONI, Bairro Seguro, Inside Sistemas, Moninf Corretora de Seguros, Vigisoft, SIM Sistemas Integrados de Monitoramento, Vetti e o apoio da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), FECOMERCIO SC, Revista Segurança Eletrônica, Revista Só Aqui Condomínios, ParkSeg Treinamentos e do Canal Papo Segurança.

A presidente do SIESE-SC, Barbara Locatelli, deu abertura ao congresso, divulgando as ações do sindicato e benefícios dos associados. Alertou que muitas empresas de segurança eletrônica de Santa Catarina estão pagando mais encargos que o necessário por desconhecimento e devem procurar o SIESE-SC para esclarecimentos. Reforçou que, para o segmento no estado, enquanto a convenção coletiva não é firmada, a orientação jurídica é seguir a CLT e reajustar os salários anualmente conforme a inflação pelo índice INPC.

O Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Araújo Gomes, foi o primeiro a palestrar, falando sobre “Tecnologia, Ferramentas de Gestão e os índices da Segurança Pública”. O comandante sinalizou que está adotando cada vez mais tecnologias para otimizar o trabalho da equipe. Deu também uma lição de liderança, falando da importância da valorização do policial para a realização de seu trabalho com comprometimento e orgulho diante da sociedade e principalmente da sua família. Falou também do marketing da polícia militar que promove diversas campanhas e da influência em seus resultados. Ao final, quando questionado, o comandante esclareceu assunto polêmico, que foi motivo de notas de esclarecimento da Polícia Militar recentes, relativas a empresas que diziam ter um atendimento prioritário pela corporação. Foi enfático e reforçou as notas já publicadas informando que a polícia não prioriza nenhuma empresa em suas operações e condena companhias que se utilizam indevidamente o seu nome. Além disso, informou que o comando está engajado com a questão do Estatuto da Segurança visando a regulamentação do segmento.

A especialista em segurança da informação Gislaine Parra Freund falou sobre Segurança da Informação e a Lei LGPD 13.709/2018. Alertou sobre os riscos atuais e sobre diversos tipos de ataques cibernéticos. Também deu ênfase à Lei Geral da Proteção de Dados já aprovada, que baseia-se na regulamentação europeia, sendo assim as multinacionais já adotam esse padrão e estão desde já passando a exigi-lo de seus fornecedores, o que motiva empresas a já iniciarem seu processo de adequação à lei que passará a ser exigida a partir de agosto de 2020.

Eleita a 5ª melhor trainer do Brasil do instituto Dale Carnigie, Taise Eisler, fez um palestra muito dinâmica envolvendo a plateia sobre os “Pontos Cegos da Liderança”, palestra baseada em pesquisa mundial recente do instituto que atua em 84 países e tem 150 escritórios no Brasil. O fundador do instituto Dale Carnegie escreveu dois grandes best-sellers: “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e “Como evitar preocupações e começar a viver”.

Surpreendendo positivamente a todos, o Deputado Federal Coronel Armando, com vasta experiência no mercado de segurança privada, falou sobre o Estatuto da Segurança Privada, Projeto de Lei 4238/ 2012, os impactos para as empresas de Segurança Eletrônica e sua tramitação. A feliz surpresa foi porque além dos esclarecimentos, o deputado esteve em audiência pública relativa ao estatuto na semana anterior ao congresso, sentou ao lado do seu relator e produziu um vídeo especialmente para o evento, com mensagem do Senador Randolfe Rodrigues para os presentes se comprometendo a apresentar seu relatório sobre o Projeto de Lei do novo Estatuto da Segurança Privada até o mês de Setembro, e em seguida encaminhá-lo para votação no Senado e após aprovação poder ser tornado lei pelo Presidente. Todos aplaudiram o Coronel Armando que está fazendo um trabalho além do esperado em prol do mercado de segurança eletrônica.

Uma novidade deste ano no congresso foi o momento do Painel do Integrador, que foi precedido da palestra do consultor especialista em integração de sistemas de segurança Vagner Camilo, que falou sobre o como vender solução e não produto dando subsídios para os debates no painel. O Painel foi um momento muito rico onde foram chamados para compartilhar suas experiências integradores de diversas regiões de Santa Catarina, Paulo Henrique Baesso Região Sul, Élvio Cassol Grande Florianópolis, Rafael Belli Krapp Vale do Itajaí e finalmente o palestrante Vagner Camilo da Região Norte, cada um com um foco e visão sobre o mercado de integração, mas foram unânimes em reforçar a importância dos contratos de manutenção preventiva e corretiva, tanto para a tranquilidade do cliente quanto para solidez financeira da integradora. O momento foi de perguntas e respostas sobre soluções, dificuldades, estratégias e nichos de mercado, falando com sinceridade sobre o dia a dia da maioria, o que deteve a atenção de todos.

Origem: Revista Segurança Eletrônica

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.