Wi-Fi 6 agora é oficial: veja detalhes do novo padrão de rede sem fio

Listen to this article

Programa de certificação da Wi-Fi Alliance irá testar novos produtos compatíveis com o Wi-Fi 6

A Wi-Fi Alliance anunciou nesta segunda-feira (16) a certificação do Wi-Fi 6. A organização, que desenvolve e regulamenta os padrões de rede sem fio, agora vai passar a testar e medir a qualidade de dispositivos que seguem as informações técnicas do novo padrão. Isso significa que futuros produtos que chegarem ao mercado com suporte à tecnologia devem entregar um nível mínimo de qualidade, garantindo as melhorias esperadas.

A versão, antes conhecida como 802.11ax, representa a nova geração de redes sem fio. O Wi-Fi 6 chega com a promessa de conexões mais eficientes e cerca de 40% mais rápidas, a ponto de permitir, inclusive, streaming de vídeos em 8K.

A medida é importante porque tem caráter oficial, mas não modifica de forma direta o que já está definido a respeito do Wi-Fi 6. Além disso, o anúncio não compromete os produtos que já estão no mercado e prometem compatibilidade com a tecnologia. Na prática, a grande diferença para o consumidor é que produtos lançados a partir de agora serão submetidos a testes para garantir a compatibilidade com o novo padrão, respeitando alguns parâmetros mínimos de qualidade.

Além do salto em velocidade, chegando aos 9,6 Gb/s, o novo padrão agrega uma série de tecnologias que o tornam mais eficiente. Um exemplo é o suporte a múltiplos dispositivos por canal, além de uma nova geração do MU-MIMO, capaz de funcionar tanto em upload quanto em download.

No geral, essas novidades devem levar a redes sem fio cada vez mais ágeis e eficientes que, mesmo não alcançando as velocidades máximas indicadas na teoria, devem ter capacidade para transferir um volume maior de dados em diversas frentes ao mesmo tempo.

Origem: TechTudo

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.