Exaddon imprime Tiny David em 3D

Listen to this article

Exaddon imprime Tiny David em 3D, uma estátua de David com apenas um milímetro de altura

A Exaddon é uma empresa criada na Universidade de Zurique e que demonstrou uma impressora 3D capaz de lidar com os trabalhos mais minúsculos, com grande nível de detalhe.

CERES é uma impressora 3D que despeja cobre líquido ionizado a um fluxo de apenas alguns femtolitros por segundo. O resultado é a criação de pequenas estruturas com muito poucos micrometros de altura ou largura. Numa demonstração das capacidades da nova máquina impressora, a equipa da Exaddon criou o Tiny David, uma réplica da estátua David de Miguel Ângelo, mas que mede apenas um milímetro de altura. O trabalho demorou cerca de 12 horas a ficar concluído e impressiona pela quantidade de detalhes a imitar o original. O Tech Crunch realça que é possível perceber detalhes no cabelo e na musculatura da estátua.

A vantagem desta abordagem é que é possível criar trabalhos facilmente e a uma temperatura ambiente, sem ser necessário um processo sensível como é preciso com as técnicas avançadas de litografia.

Giorgio Ercolano, da Exaddon, explica numa mensagem publicada no blogue da empresa, que há algum trabalho prévio envolvido: «É mais do que uma cópia reduzida do David de Miguel Ângelo. O nosso profundo conhecimento do processo de impressão levou a uma nova forma de processar um modelo tridimensional computadorizado da estátua e depois a converter essa informação em código de máquina. Este objeto foi retirado de um ficheiro CAD de código aberto e depois enviado diretamente para a impressora. O método de “fatiar” permite uma nova forma de imprimir trabalhos com a CERES e o sistema de micromanufatura aditiva».

O trabalho e as conclusões da equipa foram publicados no jornal da especialidade Micromachines.

origem: Exame Informática

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.