Intel desenvolve chip para resolver problema de computadores quânticos

Listen to this article

Chip vai encolher o emaranhado de fios do computador para o tamanho de um pires

Computadores quânticos são notáveis pela sua capacidade de resolver em alguns minutos, tarefas complexas que computadores normais levariam milhares de anos para concluir. O problema é que, em cada imagem de um deles, é possível ver uma grande teia de fios conectados ao equipamento.

Para resolver isso, a Intel anunciou hoje (9) um processador que pode resolver a questão. O “Horse Ridge”, chip desenvolvido pela empresa, foi projetado para lidar com todo o trabalho feito pelos fios, encolhendo o emaranhado para o tamanho aproximado de um pires.

Computador quântico

Ainda não estamos próximos de ver computadores quânticos sendo usados no dia a dia, mas eles têm atraído atenção de grandes empresas de tecnologia. Em outubro, pesquisadores do Google anunciaram ter atingido a supremacia quântica, com uma máquina que pode superar computadores convencionais. Outras grandes empresas desse mercado, como IBM e Microsoft, também estão investindo na área.

A própria Intel tem dois projetos na área de computação quântica, cada uma estuda uma forma diferente de criar o núcleo de um computador quântico. A parte central dessa tecnologia lida com o que é chamado de “qubits“, que precisam ser mantidos em uma temperatura muito fria, quase ao nível que faz com que os átomos parem de se mexer; até por isso, o chip recebeu o nome de “Horse Ridge”, um dos locais mais gelados de Oregon, nos EUA, onde muitas fabricas da Intel estão localizadas.

A empresa espera que o novo chip torne seus computadores quânticos mais práticos de serem fabricados no futuro.

“A Intel percebeu que os controles quânticos são uma peça essencial do quebra-cabeças que precisamos resolver para desenvolvermos um sistema quântico comercial de grande escala”, afirmou Jim Clark, diretor de hardware quântico da Intel.

Origem: Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.