Mac Pro 2019 é equipado com sistema de refrigeração silenciosa

Design “ralador de queijo” que viralizou na web é importante no resfriamento do modelo

O novo Mac Pro, computador top de linha da Apple, conta com um sistema de refrigeração refinado, que promete suprir as necessidades de resfriamento do modelo. Com preço inicial de R$ 55.999, o supercomputador da empresa de Tim Cook tem seu refrigerador formado por um conjunto de ventiladores internos e um grande exaustor, que expulsa o ar quente. O design, com acabamento prateado, viralizou na internet logo após o seu lançamento.

Além de conseguir controlar a temperatura interna do computador, o conjunto de ventiladores e exaustores foi pensado para conseguir manter os níveis de calor do modelo mais baixos sem produzir ruídos excessivos. A explicação sobre o funcionamento do sistema de refrigeração do Mac Pro 2019 foi revelada ao site Popular Mechanics, nesta quarta-feira (18).

Uma das preocupações da Apple com o Mac Pro era permitir que o computador suportasse componentes poderosos, como os processadores Xeon da Intel, por exemplo. Como o calor em excesso provoca perda de performance – e sinaliza desperdício de energia – a Apple precisou desenhar um sistema de ventilação ainda mais poderoso.

Segundo Chris Ligtenberg, diretor de design de produtos da Apple, o projeto do sistema de refrigeração levou em conta ventoinhas que foram produzidas internamente pela fabricante. Esta decisão foi tomada pela marca da maçã uma vez que qualquer outra opção disponível no mercado resultaria em um sistema muito barulhento. Tomando inspiração no design da banda de rodagem de pneus, os engenheiros da Apple procuraram criar um sistema que não é completamente silencioso, mas emite ruídos mais baixos.

Como funciona?

Apesar da preocupação com a emissão de ruídos, a operação do sistema em si não é muito diferente da vista em um desktop convencional. Na parte frontal do Mac Pro, há três ventiladores que geram o fluxo de ar frio que entra no computador. O ar circula pelos componentes e acaba aquecido depois de entrar em contato com dissipadores de calor.

Na traseira, na parte debaixo do Mac Pro, há um exaustor, que expulsa o ar aquecido do interior da máquina. Com o funcionamento dos dois sistemas de ventoinhas, é criado um fluxo constante de ar que entra na máquina e mantem o computador refrigerado.

Refrigeração passiva

Mais do que estética: "grelha" da face do Mac Pro aumenta a superfície em contato com o ar, o que melhora a capacidade do computador trocar calor com o ambiente — Foto: Divulgação/Apple

 

Um dos destaques do design dos novos Mac Pro é o aspecto de “ralador de queijo” da face do computador. Mais do que um detalhe estético, que dá personalidade ao equipamento, o design tem função: o detalhe dos furos aumenta a superfície total de alumínio em contato com o ar.

Com mais área útil, o Mac Pro pode tirar proveito de uma das particularidades dos metais: a troca de calor. Dessa forma, a grelha se comporta como um dissipador de calor, que contribui no processo de dissipação de energia térmica, essencial para manter o interior de Mac Pro e XDR refrigerados.

origem: TechTudo

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.