Banana Pi é o minicomputador que cabe no bolso

Listen to this article

Minicomputador vem com processador quad-core e é voltado para desenvolvedores e IoT.

O BPI-F2S é a nova versão do Banana Pi, minicomputador que cabe no bolso do usuário e que conta com placa voltada para executar tarefas mais pesadas. Concorrente direto do Raspberry Pi, a nova versão do miniPC oferece suporte a sistemas Linux (Debian ou Fedora), conta com processador ARM de quatro núcleos e 1 GHz de velocidade e é destinada ao uso em sistemas embarcados para a criação de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). O Banana Pi já está disponível para compra no mercado chinês

O perfil mais profissional da placa explica as razões pelas quais o miniPC conta com especificações mais simples. Ao contrário de modelos como Raspberry Pi 4, que pode ser usado como um computador comum, o novo Banana Pi tem uso mais restrito. É esperado que o novo modelo do minicomputador consiga executar as principais tarefas de objetos que fazem parte da Internet das Coisas, como geladeirasaspiradores de pó e lâmpadas inteligentes.

Nesse sentido, além do processador de 1 GHz, a placa oferece 128 ou 512 MB de memória RAM, 8 GB de espaço para dados, que podem ser expandidos usando um cartão de memória do tipo microSD. O Banana Pi conta também com conexões GPIO de 40 pinos, a mesma usada nos modelos Raspberry. Este tipo de conexão é capaz de permitir que o miniPC seja compatível com acessórios e sensores de outros produtos. Há também pinos FGPA para conexões com placas desse tipo.

Em suas especificações gerais, o Banana Pi tem duas portas USB e uma entrada microUSB. O minicomputador também tem conexão Ethernet, suporta uma entrada HDMI e conta também com módulos para a conexão de câmeras. Apesar da variedade de entradas, não há informações sobre suporte a Wi-Fi e Bluetooth.

O Banana Pi já está à venda no mercado chinês, mas, não há previsão da chegada do modelo ao Brasil.

origem: TechTudo

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.