Thales lança Cybels Analytics, nova plataforma baseada em inteligência artificial

Na edição 2020 do Fórum Internacional de Segurança Cibernética (FIC), a Thales está lançando o Cybels Analytics, uma plataforma inovadora de segurança cibernética que conta com tecnologias avançadas de inteligência artificial e análise de Big Data. A plataforma fornece uma detecção mais rápida, mais nítida e exaustiva dos ataques mais complexos, em tempo real ou de forma proativa em tempo diferido (busca). A Cybels Analytics atende às necessidades dos clientes mais exigentes, operando como uma plataforma única e simples que permite ainda que os usuários individuais adaptem os algoritmos de IA aos seus contextos operacionais específicos.

A Thales desenvolveu a Cybels Analytics, uma solução abrangente e avançada de detecção de ataques, para atender a essas necessidades. A plataforma inovadora combina detecção de ameaças em tempo real com base na análise de ameaças existentes (Inteligência de Ameaças Cibernéticas) e pesquisa proativa de ataques cibernéticos avançados e inéditos (investigação “fria” ou busca), graças à inteligência artificial e aos módulos de visualização gráfica. Essas capacidades reduzem significativamente o tempo necessário para detectar ameaças avançadas persistentes, de três meses ou mais para uma média de apenas alguns dias, de acordo com os resultados dos testes.

A Cybels Analytics usa os algoritmos de aprendizado de máquina, desenvolvidos pela Thales, para detectar situações anormais com base em grandes volumes de dados heterogêneos originados de diversas fontes (dados de rede, análise de end point, OT logging etc.), ajudando a identificar padrões de ataque e descobrir ameaças anteriormente desconhecidas. Esses algoritmos, baseados nos princípios TrUE AI da Thales, podem ser adaptados às necessidades específicas de cada negócio pelos próprios clientes por meio de uma interface gráfica fácil de usar.

A Cybels Analytics pode ser integrada a um Centro de Operações de Segurança (SOC) ou fornecido como um serviço na nuvem, permitindo que todos os sistemas de detecção do usuário (SIEM, EDR, NIDS etc.) trabalhem juntos e se complementem. A plataforma é uma adição importante aos produtos de segurança cibernética oferecidos da Thales, complementando a série de serviços gerenciados e fornecidos por meio da sua rede SOC, dando suporte ao Cybels Sensor Trusted Probe, credenciado pela Agência Nacional de Segurança da Informação da França (ANSSI). A Cybels Analytics também está conectada ao serviço da Thales Cyber Threat Intelligence. Ao referenciar informações cruzadas sobre ameaças cibernéticas existentes com os registros do sistema de uma organização, a Cybels Analytics garante uma detecção mais apurada e exaustiva dos ataques não identificados, revelando três vezes mais indicadores de detecção de comprometimento do que os produtos convencionais de detecção de ataques.

A plataforma Cybels Analytics da Thales é uma poderosa solução de análise de registros que aprende automaticamente com a experiência, permitindo que clientes corporativos e governamentais detectem anormalidades com mais rapidez e maior eficiência, melhorando continuamente a eficácia operacional de seus esforços para detectar novas ameaças e adaptar suas defesas cibernéticas a seus ambientes operacionais específicos.

“Desenvolvemos a Cybels Analytics para ajudar os analistas de segurança cibernética a superar os desafios enfrentados por eles diariamente: os volumes crescentes de dados, os longos tempos perdidos durante a detecção de ataques e procedimentos de investigação, além da difícil tarefa de qualificar situações desconhecidas anteriormente. A Cybels Analytics é uma solução confiável que oferece resultados mais eficientes, de maneira mais simples e em um prazo significativamente menor, para que os usuários possam se concentrar em tarefas de maior valor agregado em uma área onde o talento é escasso e as necessidades estão constantemente aumentando”, disse Laurent Maury, Vice-Presidente, Segurança Cibernética e Sistemas de Informações Críticos da Thales.

origem: Revista Segurança Eletrônica

 


Sirlei Madruga de Oliveira

 

Editora do Guia do CFTV

 

 

 

 

sirlei@guiadocftv.com.br
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?


Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.