Qualcomm lança primeira plataforma robótica com IA e 5G do mundo

Listen to this article

Qualcomm lança primeira plataforma robótica com IA e 5G do mundo

A Qualcomm anunciou hoje (17) o lançamento da Qualcomm Robotics RB5, a primeira plataforma robótica com suporte a 5G e inteligência artificial do mundo. De acordo com a empresa, trata-se da solução mais avançada e integrada da companhia, sendo composta por um “amplo conjunto de ferramentas de hardwaresoftware e desenvolvimento”.

Seguindo os passos de sua antecessora, a RB3, a novidade pode ser utilizada em diversos setores da indústria para a criação da próxima geração de robôs e drones, aliando altos níveis de computação a baixo consumo de energia.

Entre seus diferenciais estão conectividade com WiFi de longo alcance e WiFi 6 (802.11ax), Bluetooth 5.1 e suporte para 4G e 5G, além do mecanismo de inteligência artificial de 5ª geração da Qualcomm e capacidade avançada de criação de imagens, processando 2 gigapixels por segundo.

A novidade pode ser utilizada em diversos setores da indústria.

Trazendo o processador Qualcomm QRB5165, customizado para essa aplicação, a RB5 oferece, segundo a empresa, arquitetura computacional heterogênea. E mais: o Qualcomm AI Engine de 5ª geração, que fornece 15 TOPS de desempenho de inteligência artificial, é dedicado à execução de cargas de trabalho complexas de IA, deep learning e machine learning.

Sistemas inteligentes podem se valer do lançamento, uma vez que o processador de imagem Hexagon Tensor Accelerator dá suporte para sete câmeras simultâneas, além de carregar um equipamento dedicado à análise de vídeo aprimorada. Suas opções de design variadas incluem sistemas modulares e chips on-board, havendo uma alternativa de ciclo de vida estendido até 2029.

Por fim, kit de desenvolvimento customizável e camadas amplas de segurança fazem parte do pacote, incluindo aceleradores criptográficos, câmera e suporte a leitores biométricos de impressões digitais, íris, voz e rosto, junto a diversos softwares de proteção.

origem:  Tecmundo

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.