Samsung anuncia solução de drone com IA para otimizar antenas

Samsung anuncia solução de drone com IA para otimizar antenas

Tecnologia faz em 15 minutos processo que dura algumas horas e que demanda muita mão-de-obra

Nesta quinta-feira (25), a Samsung anunciou uma demonstração bem-sucedida de sua solução baseada em drone que visa auxiliar na avaliação de antenas para redes 4G e 5G. A intenção é que o produto permita aos operadores gerenciar as instalações de forma automatizada.

Para a demonstração, um engenheiro da Samsung utilizou um smartphone com um aplicativo de controle remoto, que pilotou o drone equipado com uma câmera para tirar fotos das antenas instaladas no telhado de um edifício. A partir dos dados visuais capturados pela câmera e enviados simultaneamente para um servidor em nuvem, uma inteligência artificial (IA) verificou a inclinação e a rotação das antenas para determinar se a instalação foi feita corretamente.

Em menos de um minuto, os dados foram enviados e processados para entregar o resultado em tempo real aos engenheiros que acompanhavam a demonstração. No total, do lançamento do drone à entrega dos resultados, a solução da Samsung leva cerca de 15 minutos. O processo feito manualmente por técnicos que sobem em antenas pode demorar diversas horas para ser concluído.

Confira o vídeo em que a Samsung anuncia sua solução:

Agora, além do recurso para avaliação das antenas, a Samsung pretende incluir na solução funções que permitirão aos engenheiros o ajuste remoto das antenas a partir de dispositivos móveis ou computadores.

“Quando essa solução for lançada globalmente no fim deste ano, oferecerá uma maneira mais segura, econômica e conveniente de satisfazer as demandas do mercado, aproveitando nossos recursos exclusivos na combinação das mais recentes tecnologias – drones, IA e 5G”, completou.

origem:  Olhar Digital

 Sirlei Madruga de Oliveira

 Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

 


Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.