EUA planejam desenvolver uma internet quântica impossível de hackear

Listen to this article

EUA planejam desenvolver uma internet quântica impossível de hackear. País já tem a maior rede quântica do mundo, com mais de 80 quilômetros de extensão; protótipo deve ficar pronto em 10 anos

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) divulgou ena semana passada uma estratégia para desenvolver uma internet quântica “inatacável”. O DOE afirma que isso empurrará o país para a frente da corrida quântica global, além de inaugurar uma nova era das comunicações.

Em dezembro de 2018, o presidente Donald Trump assinou a Lei Nacional da Iniciativa Quântica, que agora tem uma rota traçada para seu desenvolvimento.

A nova rede seria como uma internet paralela, funcionando ao lado da web já existente. Seria uma maneira mais segura de enviar e processar informações financeiras e governamentais. De acordo com o Departamento, se tudo correr conforme o planejado, um protótipo do sistema de comunicação quântica poderá entrar em funcionamento dentro de uma década.

A nova tecnologia será desenvolvida em conjunto pelos 17 Laboratórios Nacionais do DOE, que funcionarão como a espinha dorsal da internet quântica. O Departamento afirma que ela “dependerá das leis da mecânica quântica para controlar e transmitir informações com mais segurança do que nunca”.

Ainda em seus estágios iniciais de desenvolvimento, a internet quântica pode se tornar uma rede para comunicação segura e extremamente impactante para áreas críticas como a segurança nacional, ciência e indústria.

origem: Olhar Digital

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.